Cooperação Internacional de Atores Subnacionais - 1/2021

Duração

2 anos

Início do Curso

Março 2021

Número de Vagas

30 vagas

Periodicidade

Sábados, 08h às 12h20 e 13h30 às 17h50 (10 horas-aula).



Em geral, são dois finais de semana por mês podendo variar em função das férias escolares, feriados e recessos (previstos no calendário escolar da PUC Minas).



Carga Horária

432h

Inscrições

de 21/11/2020 a 04/03/2021


Este curso é destinado a profissionais diversos, mas que lidam em seu cotidiano com questões internacionais. Com uma abordagem prática e interdisciplinar, inerente ao campo das Relações Internacionais, o curso busca se engajar com uma área temática relativamente nova nas relações internacionais tais como a paradiplomacia, diplomacia corporativa e geopolítica do esporte. A conexão destes tópicos se dá na medida em que todos estabelecem um diálogo que rompe com a ontologia estatocêntrica que domina o campo há vários anos, desde seu estabelecimento formal. O curso busca, nesse sentido, apresentar as possibilidades que diversos profissionais possuem em especializar-se em cooperação internacional de atores subnacionais: cidades, empresas, regiões e associações esportivas diversas.

O percurso das disciplinas foi pensado de modo que o aluno ou aluna possa compreender, de forma prática e intuitiva, como gerir processos de internacionalização de políticas públicas, empresas e atividades relativas ao esporte em seu meio profissional e acadêmico. Nesse sentido, o estudante poderá atuar em diversas áreas que já são internacionalizadas ou iniciar procedimentos para internacionalização de setores com esse processo incipiente.

Público Alvo (pré-requisito)

Profissionais de Relações Internacionais, gestores públicos, gestores esportivos e gestores corporativos (diploma de ensino superior)

Elementos de destaque do curso

A proposta que se coloca aqui não é encontrada em nenhum curso de pós-graduação Lato Sensu no país. Ao conectar temas como paradiplomacia, diplomacia corporativa e geopolítica do esporte, o curso se coloca como uma opção atraente para uma vasta gama de profissionais de diferentes formações. As disciplinas foram pensadas de modo a construir competências e desenvolver habilidades que serão fundamentais para o exercício de diversas profissões, seja gestores públicos, corporativos ou esportivos.

Estrutura Curricular