Patrimônio e Restauro - 1/2021

Duração

2 anos

Início do Curso

Março 2021

Número de Vagas

30 vagas

Periodicidade

Horários: Sábados, das 8h às 12h20 e das 13h30 às 17h50 (10 horas-aula).


Em geral, são dois finais de semana por mês podendo variar em função das férias escolares, feriados e recessos (previstos no calendário escolar da PUC Minas).


Carga Horária

432h

Inscrições

de 21/11/2020 a 04/03/2021


As demandas acerca da preservação e gestão Patrimônio Cultural nas suas mais diversas escalas de manifestação, tem se mostrado cada vez mais recorrentes na contemporaneidade. O curso de Patrimônio e Restauro visa capacitar profissionais de áreas diversas no trato com o patrimônio histórico e cultural, tendo como propósito viabilizar a sua preservação e oferecendo ao profissional suporte técnico e conceitual, para desenvolver e executar ações de preservação, atuando contra os processos de degradação causados pelas ações naturais do tempo, pela desinformação sobre técnicas e tecnologias de conservação e restauro, ou mesmo pelo desconhecimento da importância da salvaguarda dos bens de valor histórico e cultural.

O curso conta com disciplinas que abordam as principais teorias da preservação e do restauro, os aspectos legais da atuação com o patrimônio histórico, as técnicas de levantamento, diagnóstico e conservação, gestão de obras de intervenção em edifícios históricos e estudos de casos. O curso apresenta ainda uma relação íntima com as demandas e necessidades dos municípios de Poços de Caldas e região. A carga identitária da cidade Poços lhe atribui o papel de indicar caminhos e políticas para a preservação do patrimônio cultural sul mineiro – incluindo a formação e capacitação do profissional para a lida com esses bens.

Público Alvo (pré-requisito)

Arquitetos Urbanistas, engenheiros, historiadores, artistas plásticos, restauradores e gestores culturais.

Elementos de destaque do curso

As aulas contarão com a presença de especialistas convidados para a apresentação de palestras e discussões sobre a atuação nos diversos segmentos da Conservação e Preservação do patrimônio. Acontecerão visitas técnicas em obras situadas na região de Poços de Caldas.

Estrutura Curricular