Cuidados de Enfermagem em Alta Complexidade - 1/2021

Duração

2 anos

Início do Curso

Março 2021

Número de Vagas

30 vagas

Periodicidade

Sextas, 13h às 17h10 e das 18h10 às 22h30 (10 horas-aula).


Sábados, das 08h às 12h20 e das 13h30 às 17h50 (10 horas-aula).


Um encontro mensal com duração de 20 horas-aula, podendo variar em função das férias escolares, feriados e recessos (previstos no calendário escolar da PUC Minas).



Carga Horária

432h

Inscrições

de 21/11/2020 a 04/03/2021


O enfoque assistencial deve ser voltado aos problemas no âmbito individual, pressupõe-se que as unidades de cuidados de alta complexidade devam ser adequadas às necessidades da clientela atendida. Assim, devem ser providas adequadamente, em sua estrutura física, recursos humanos e recursos materiais, constituindo-se em suporte para implantação de uma assistência efetiva ao paciente hospitalizado, principalmente nas UTIs e Urgências/ Emergências, em função da sua especificidade. Os profissionais da saúde que atuam junto a estes pacientes devem estar conscientes e devidamente preparados para um cuidado humanizado norteados por uma formação técnica, científica e humanista. Profissionais com um diferencial para assistir pacientes críticos internados em unidades que demandam um cuidado de alta complexidade. A PUC Minas em Poços de Caldas, possui um corpo docente de elevado nível, que possibilitou a implementação de um curso de Cuidados de Enfermagem em Alta Complexidade para atender a demanda de mercado na cidade e região.

Público Alvo (pré-requisito)

Profissionais que atuam e pessoas que desejam atuar na área, com formação em curso superior em enfermagem.

Elementos de destaque do curso

O curso está divido em Módulos. Tem objetivo geral de formar enfermeiros para a assistência integral ao paciente crítico em unidades de alta complexidade.

Os objetivos específicos são:

- Capacitar enfermeiros a desenvolver projetos de pesquisas em Cuidados de alta complexidade;

- Qualificar os enfermeiros para o desempenho de técnicas específicas no atendimento ao paciente em Cuidados de alta complexidade;

- Qualificar o enfermeiro para realizar a SAE em Unidade de Cuidados de alta complexidade;

- Qualificar o Enfermeiro para o gerenciamento de unidades de alta complexidade.

Estrutura Curricular