Pastoral na Universidade

Nossa História

Desde 2002 um grupo de professores e alunos motivados por convicções pessoais/religiosas elaboraram um projeto de implantação da Pastoral Universitária no campus de Poços de Caldas.Esse projeto recebeu apoio da Diretoria de Graduação e foi encaminhado a BH para aprovação do Reitor Padre Magela.
Aprovado em instâncias internas da Universidade procuramos a Diocese de Guaxupé para aprovação da mesma e inicio das atividades, recebemos total apoio do Bispo Diocesano, na época Dom José Geraldo, que nos encaminhou para os procedimentos de regularização da Nucleação local através da CNBB.
Recebemos aqui em Poços num encontro realizado em out./02 os coordenadores: Nacional Padre Marcio (São Paulo) e a Coordenadora do Regional Leste II Eliete Rodrigues (de Uberaba).
Iniciamos os encontros de reflexão com alunos e professores interessados, realizamos celebrações eucarísticas e sentimos a necessidade de ação pastoral, foi quando passamos a visitar todas as instituições filantrópicas da cidade e verificamos as que não possuíam voluntários.
Nesse período Dom José Geraldo incentivou a entrada na universidade do Diácono Darci (que hoje já e padre) para ministrar aulas de Cultura Religiosa e para nos auxiliar no desenvolvimento dos trabalhos da pastoral.
Participamos também dos encontros de Pastoral Universitária realizados em São Mateus/ES, Uberaba/MG e Belo Horizonte/MG.
Os projetos sociais iniciaram-se no ano de 2003 na Vila Elvira Dias e no Projeto Crescendo em Fraternidade, no ano de 2004 ampliamos a proposta com a Casa do Menor Ednan Dias, em 2005 ampliamos nossas atividades iniciando a parceria com a ONG Vides, criamos o Sabadão da Informática e em parceria com o curso de Fisioterapia iniciamos o projeto da Pastoral da Criança.
Todas essas atividades nos possibilitaram criar um lema para a Pastoral aqui no campus de Poços – REFLEXÃO E TRABALHO SOCIAL (criação do Professor Davidson).