Notícias
quinta, 14 de julho / 2016

Confira o resultado do processo seletivo para vaga no Curso de Especialização em Práticas Anestésicas em Medicina Veterinária - EPAME

Aluna selecionada: ELIZABETH CESAR DE SOUZA FRÓES

...

terça, 28 de junho / 2016

Na última sexta feira, dia 24 de junho, no Cenacon, em Poços de Caldas, o professor Flávio Elston, do Curso de Medicina Veterinária, foi homenageado na solenidade em comemoração ao aniversário de 241 anos da Polícia Militar de Minas Gerais. O professor recebeu a homenagem de "Colaborador Benemérito da Polícia Militar de Poços de Caldas", por prestar há dois anos, junto aos professores Adauto de Carvalho Rosas Filho e Célia Ramos, assessoria ao canil e aos equinos da corporação.

...

quinta, 23 de junho / 2016

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, juntamente com a PUC Minas, lançou uma cartilha bilíngue sobre os direitos sociais dos?imigrantes haitianos. Segundo o site da ONU no Brasil, o objetivo da cartilha é contribuir para a integração social dos estrangeiros que vivem na região metropolitana de Belo Horizonte. O documento tem informações em português e créole e alerta sobre assistência social, saúde e educação, além de falar da entrada e permanência dos imigrantes no Brasil.

A cartilha foi elaborada e publicada pelo Departamento de Serviço Social da PUC Minas e fez parte das celebrações de 70 anos do Curso de Serviço Social da Universidade. A produção teve o apoio da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac-MG), em parceria com Fundo de Apoio à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o UNFPA.

Maria da Consolação Gomes de Castro, professora do Departamento, foi a organizadora do documento, que contou com a parceria de várias entidades e grupos de pesquisa para a sua produção, como a Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas. A cartilha está disponível na versão on-line.

Clique aqui para acessá-la

...

quarta, 25 de maio / 2016

   Quando Ana Gabriela da Silva, hoje com 22 anos, enfrentou um caso de acidente na família, teve a percepção do quão importante é a doação de sangue e os resultados positivos que a mobilização entre a comunidade provoca. “Hoje posso doar sangue e ajudar de alguma forma. A gente nunca sabe quem vai precisar”, diz.

   Ana Gabriela está entre as dezenas de alunos que se mobilizaram para a campanha de doação de sangue, realizada pela Fundação Hemominas em parceria com a PUC Minas Poços de Caldas. A campanha que aconteceu nessa terça feira, 24 de maio, veio acompanhada do cadastro para doação de medula óssea. Para a coordenadora da Fundação Hemominas em Poços de Caldas, Cibele Angélica de Souza Spina, a parceria é fundamental, uma vez que viabiliza de forma mais eficaz a campanha de conscientização em um período em que há pouca procura para doações. “No inverno é mais difícil conseguir doadores. Temos um percentual de 80% do estoque, mas o sangue é um produto perecível e tem uma validade muito curta”, diz.

   Para a professora do Curso de Enfermagem, Heloísa Helena Nímia, a interação em prol do bem comum é muito importante. “A dificuldade está em transferir as máquinas do Hemominas para o campus da PUC, mas a adesão dos alunos é muito boa. A comunidade e a Universidade ganham com isso”, conta.

   Carolline Ferreira de Oliveira, de 21 anos, conta que tem o hábito de doar sangue pelo menos três vezes ao ano. A campanha de doação no campus da PUC foi um estímulo a mais para a aluna do Curso de Direito. “Acho uma ação de extrema importância. Por que não doar se você pode? Não dói, não machuca e trata-se de uma questão maior, ajudar quem precisa”, diz.

   Com o mesmo pensamento, Lídia Lessa Koza, aproveitou a oportunidade para doar sangue pela primeira vez e o cadastro para doação de medula óssea não ficou de fora. “Sabemos que a compatibilidade de medula óssea é difícil e tem muita gente precisando. Essa é uma boa atitude que todos deveriam ter”, diz.

   Segundo o Ministério da Saúde, em 2014 cerca de um milhão de pessoas doaram sangue pela primeira vez, o que representa 38% do total de aproximadamente 2,6 milhões de doações registradas no ano. Dados também mostram que em 2013 e 2014, houve aumento de 5% nas coletas de bolsa de sangue no país, passando de 3,5 milhões para 3,7 milhões. Enquanto isso, as transfusões de sangue aumentaram 6,9%, passando de 3 milhões de procedimentos em 2013 para 3,3 milhões no ano passado. Para Cibele, doar sangue deve ser uma campanha contínua. “O sangue não tem substituto. A necessidade do uso é constante, uma prática da medicina e ele é perecível. Por isso, precisamos sempre de doador”, afirma.

 

 

 

...

quinta, 12 de maio / 2016

O Projeto Remição pela Leitura, iniciado no presídio de Poços de Caldas em janeiro de 2015, por meio do professor Davidson Sepini Gonçalves, foi fotografado e agora é tema da exposição "Leitores eu vi: Uma experiência de leitura no presídio de Poços de Caldas", montada no campus da PUC Minas. O projeto, além de possibilitar remição da pena por meio de resenhas, promove o gosto e o hábito pela leitura, possibilitando melhorias no ambiente do sistema prisional e na ressocialização dos encarcerados.

As fotos em preto e branco não identificam os participantes e retratam de forma artística o projeto que chegou tímido e hoje atende um número de 100 participantes leitores, além de aproximadamente 40 alunos do Curso de Psicologia e Direito, que passaram a compor equipes de visitas ao presídio para auxílio nas atividades.

A exposição deve permanecer no hall do prédio I do campus até o final de maio e é aberta ao público.

...

Conecte-se a PUC        

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200