Notícias
quinta, 23 de maio / 2019

Na próxima sexta-feira, dia 24, a partir das 08h, alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas Poços de Caldas, promovem uma ação do Projeto Caminhando nas Cores, para a pintura do Projeto Municipal da Juventude (PMJ) do bairro São José.

Os futuros Arquitetos fizeram uma visita no PMJ e se depararam com o incrível trabalho de arte que as crianças de lá fazem, mas com uma estrutura física muito debilitada. Eles se sensibilizaram com a situação e sugeriram uma mudança no PMJ, por meio do Projeto Caminhando nas Cores, com a pintura e ambientação do local.

O projeto faz parte das atividades do Curso de Arquitetura e Urbanismo e tem o objetivo de promover a aprendizagem junto à comunidade, fazendo parte de uma ação chamada “Placemaking”. Essa prática que já é desenvolvida por vários países, consiste na transformação de lugares tornando-os aptos e qualificados para as pessoas e a possibilidade da construção do conceito de lugar. 

Para executar a ação, os alunos contaram com a participação de empresas e moradores do bairro, que forneceram tinta, materiais e o lanche para as crianças do PMJ.  Cerca de 50 alunos do curso de Arquitetura participam do evento, junto a mais de 100 alunos do PMJ.

...

segunda, 20 de maio / 2019

A PUC Minas Poços de Caldas, realiza nesta terça e quarta-feira, a 21ª edição do evento PUC Aberta. A ação que começa às 13h, nos dois dias, no prédio principal da Universidade, tem o objetivo de auxiliar os estudantes do ensino médio, de pré-vestibulares e demais interessados na escolha por um curso superior, contribuindo para a definição da futura profissão. Para isso, são oferecidas, palestras, oficinas e visitas guiadas aos laboratórios, organizadas pelos coordenadores, professores e alunos dos 14 cursos oferecidos pela PUC. 

No início do evento, os visitantes ficam concentrados no pátio do prédio um, para aproveitar as atrações que foram preparadas. A partir das 14h, os participantes se reúnem com a turma do curso escolhido e saem para as ações programadas, além de um bate-papo com professores e alunos dos cursos, que compartilham experiências e falam sobre o mercado de trabalho que abrange cada área.

O PUC Aberta reuniu mais de 200 mil participantes nessas duas décadas. Nesta edição, são esperados mais de 1.500 visitantes. Cerca de 30 escolas de Poços e região se inscreveram para a ação.

Em sua 21ª edição, o programa mantém ao longo dos anos o compromisso de atender de forma eficiente os jovens, que desejam conhecer os cursos de graduação ofertados pela PUC Minas, possibilitando que façam escolhas de forma consciente.

...

sexta, 17 de maio / 2019

Nos dias 24 e 25 de maio, acontece o colóquio “Educação, Religião e Direitos Humanos – Diálogos Possíveis”, promovido pela PUC Minas Poços de Caldas. A 2ª edição do evento conta com palestra, oficinas e mesas redondas, com emissão de certificado.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento.

O objetivo do colóquio é promover exposições, debates e reflexões sobre religião, educação e direitos humanos, estimular diálogos acadêmicos e impulsionar intercâmbios científicos entre diversos estudiosos da área. O público alvo do evento são os professores da educação básica da rede de ensino de Poços de Caldas e Região, alunos dos cursos de Pedagogia e do Magistério das escolas públicas e privadas, técnicos de educação e demais pessoas interessadas na temática.

Na sexta-feira, dia 24, das 20h às 22h, estão programadas diversas mesas redondas nas salas de aula do prédio nove. Serão discutidos temas como Religião e Política, Ensino Religioso e Educação Inclusiva, Educação Religião e Violência, entre outros.

Uma das principais atrações do Colóquio é a palestra do Dr. Jung Mo Sung, que aborda o tema principal do evento: Educação, Religião e Diretos Humanos: Diálogos Possíveis. O Teólogo e cientista da religião, o sul-coreano radicado no Brasil é referência em ensino religioso no país. A palestra está programada para o sábado, dia 25, às 10h, no auditório do prédio dois. Além disso, 12 oficinas serão realizadas no sábado, entre 08h e 09h30, nas salas de aula do prédio dois.

As inscrições para o evento podem ser feitas através do link: bit.ly/coloquioreligiao. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (35) 3729-9240 e (35) 3729-9342.

A programação completa pode ser acessada no site bit.ly/progcoloquio.

...

sexta, 17 de maio / 2019

A PUC Minas está com inscrições gratuitas para o Processo Seletivo Contínuo, referente ao preenchimento das vagas dos cursos de graduação para o 2º semestre deste ano. As inscrições ficarão abertas até 1º de agosto, pela internet, no pucminas.br, e podem ser feitas tanto pelo sistema de prova (Redação) quanto pela nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anos 2009 a 2018.

O processo seletivo é destinado aos cursos de graduação ministrados em Belo Horizonte (Barreiro, Coração Eucarístico, Praça da Liberdade, São Gabriel), Betim, Contagem, campi do interior em Arcos, Poços de Caldas, Serro, Uberlândia e demais polos de educação a distância em Curitiba (PR), Ipatinga, Juiz de Fora, Manaus (AM), Montes Claros, Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

O candidato que fizer a inscrição pelo sistema de prova (Redação) será contatado por telefone, sms ou e-mail, no prazo de até um dia útil, pela Universidade, para agendamento da avaliação.

O candidato com necessidades especiais que precise realizar a prova (Redação) em condições apropriadas deverá enviar solicitação, por escrito, até 24 horas após a inscrição, através do e-mailcrainforma@pucminas.br, junto a uma cópia do laudo médico, esclarecendo o atendimento pretendido, para as providências possíveis.

Das vagas em oferta para cada curso, turno, semestre e local, 25% destinam-se aos candidatos que se inscreverem para o processo seletivo realizado por intermédio de prova, e 75% aos candidatos que se inscreverem para o processo seletivo realizado por intermédio do sistema de classificação pelo somatório das notas obtidas no Enem.

...

sexta, 17 de maio / 2019

Tem início nesta quinta-feira (16), o 3º Simpósio do curso de Medicina da PUC Minas Poços de Caldas. O evento realizado no Campus da Universidade, conta com diversas oficinas, palestras e mesas redondas, que abordam temais atuais voltados para a área. Além dos alunos, professores e convidados, algumas ações do evento são abertas ao público.

Entre os dias 16 e 17 de maio, das 16h às 18h, acontecem às oficinas com foco para urgência e emergência, exames de imagem em obstetrícia, simulação em pediatria, via área, ventilação e RCP, caso clínico de cuidados paliativos, exames físicos e o funcionamento do PSF.

Ainda no dia 16, a partir das 19h, duas palestras estão programadas. A Telemedicina no Brasil e no Mundo com a Dra. Renata de Castro Figueroa Trancoso e também Fisiopatologia do Diabetes com o Dr. Adriano Pinheiro de Lemos Masson.

No dia 17, das 8h às 15h30, as palestras programadas abordam temas como Valvulopatias, Aspectos Atuais Sobre Aids e Sífilis e Medicina Legal e Defensiva: Prontuário Médico e Aspectos Éticos e Jurídicos das Mídias Digitais. Além disso, às 10h30, acontece a primeira mesa redonda, com o Dr. Jorge Luis Massa e Dr. Fábio Riemenschneider, falando sobre Surto Psicótico e Ideias Suicidas.

No sábado, dia 18, o encerramento do evento conta com duas mesas redondas. Às 08h30, sobre Cesárea: Um Recurso Valioso, com as médicas, Dra. Ângela Borges de Carvalho Campos e Dra. Manoela de Hollanda Cavalcanti Kirche Borba e também, Esclerose Múltipla e Deficiência: O Que Esperar do Atendimento dos Futuros Médicos? com Dr. Márcio Augusto Scherma.

...

Conecte-se a PUC          

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200