Notícias
terça, 19 de novembro / 2019

A lista com os aprovados no Vestibular PUC Minas 2020, tanto por provas quanto pela nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi divulgada nesta segunda-feira (18) pela internet, no pucminas.br.

O preenchimento das vagas para o 1º semestre de 2020, por meio da matrícula dos aprovados, será realizado (incluindo o Curso de Medicina): em primeira chamada, 25 e 26 de novembro; em segunda chamada, no dia 28 de novembro e, em terceira chamada, no dia 2 de dezembro, todas das 8h às 19h.  Com exceção do Curso de Medicina, para o preenchimento das vagas para o 2º semestre de 2020, a matrícula dos aprovados será, em primeira chamada, no dia 2 de dezembro; em segunda chamada, no dia 4 de dezembro; e em terceira chamada, no dia 5 de dezembro, também das 8h às 19h.

O critério de convocação para a matrícula, com exceção do Curso de Medicina, é o de opção por curso/turno e local/polo, da seguinte forma: a) seguir-se-á a ordem decrescente da nota final do Processo Classificatório, convocando-se para a matrícula, no curso/turno e local, os candidatos que tenham feito opção por esse curso/turno e local, até que seja atingido o limite das vagas oferecidas para o 1º semestre de 2020; b) após realizadas todas as convocações referentes ao preenchimento das vagas oferecidas para o 1º semestre de 2020, serão convocados os candidatos aprovados para preenchimento das vagas oferecidas para o 2º semestre de 2020. 

Os documentos originais necessários à matrícula são: certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente; comprovante de recolhimento da 1ª parcela da semestralidade; documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; carteira de identidade ou documento equivalente, expedido por repartição oficial; CPF do candidato; e certidão de nascimento ou de casamento.

 

Assessoria de Comunicação PUC Minas Poços de Caldas

...

terça, 19 de novembro / 2019

Estão abertas as inscrições para os cursos de pós-graduação da PUC Minas, com início das aulas no 1º semestre de 2020. Em Poços de Caldas serão ofertados 27 cursos lato sensu voltados para profissionais que buscam aprimoramento e inovação em suas áreas de atuação, com a qualidade e a tradição da PUC Minas. As inscrições devem ser feitas até 9 de março, pela internet, no pucminas.br/pos.

Pós-graduação a distância

Na modalidade a distância, a PUC Minas Virtual também oferece vagas para a pós-graduação lato sensu. As inscrições são gratuitas e acontecem de 2 de dezembro a 4 de março, no pucminas.br/pucvirtual. Serão ofertados cursos nas áreas de Comunicação, Contabilidade, Direito, Economia, Educação, Engenharia, Gestão, Informática e Saúde. Os cursos são totalmente a distância e possuem carga horária de 360 horas, com exceção dos cursos de Engenharia de Segurança do Trabalho (614 horas) e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (390 horas). O material didático é on-line e as provas e a defesa do TCC realizadas pela internet. O aluno terá acesso às aulas no dia 16 de março de 2020.

Financiamento em 48x

Por meio do ? programa de incentivo educacional Intersector, é possível financiar a pós-graduação lato senso presencial (especialização e master) em até 48x.

 

Assesoria de Comunicação PUC Minas Poços de Caldas

...

terça, 19 de novembro / 2019

O Curso de Relações Internacionais do Campus Poços de Caldas promoverá nesta quarta-feira (20), às 19h, no auditório do prédio 9, uma palestra sobre o Dia da Consciência Negra. A palestrante será a professora Mariana Balau que também vai comentar trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Curso sobre a temática.

 

Assessoria de Comunicação PUC Minas Poços de Caldas

...

terça, 19 de novembro / 2019

Os alunos concluintes de alguns cursos de graduação da PUC Minas farão os testes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2019) no dia 24 de novembro. A abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h. A prova será das 13h30 às 17h30. Os locais onde os alunos da PUC Minas farão os testes podem ser acessados pelo site do Inep/MEC.

 A Secretaria de Comunicação da PUC Minas, por meio da Assessoria de Relações Públicas, desenvolverá ação de apoio aos alunos da Universidade que farão os testes, com estandes de acolhimento a eles. Está prevista a presença de membros de colegiados dos respectivos cursos. Serão montados estandes no Campus Coração Eucarístico (acessos 3 e 5) e Unidade São Gabriel (acesso principal); Faculdade Pitágoras, em Betim (av. Juscelino Kubitschek, 229, Centro); e Nova Faculdade, em Contagem (av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996).

Os alunos que farão o exame são dos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; e Odontologia.  De acordo com a resolução CNE/CES nº 5, de 16 de novembro e 2016, o Curso Engenharia de Computação não participa do Enade 2019, pois se encaixa na área de conhecimento de Ciências Exatas e da Terra, em função da natureza do projeto pedagógico do curso, em consonância com as DCNs dos cursos de graduação da área de computação. 

Estão habilitados a participar do Enade todos os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição, sendo: os ingressantes (são inscritos, porém dispensados, e, portanto, não fazem a prova) em 2019 e os que concluíram até 25% da carga horária do curso até 30 de agosto último; e os concluintes (são inscritos  e devem fazer a prova), aqueles que concluíram 80% ou mais da carga horária do curso e não colaram grau até 30 de agosto ou expectativa de conclusão do curso no 2º semestre de 2019 ou 1º semestre de 2020. A caracterização de estudante na condição de concluinte participante do Enade não está condicionada à regularidade de matrícula ou pagamento de mensalidade escolar. O processo de inscrição dos estudantes para o exame é realizado pela instituição de ensino superior. 

De acordo com o portal do Inep/MEC, o Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.

 

Assessoria de Imprensa PUC Minas

...

terça, 19 de novembro / 2019

"A PUC Carreiras foi constituída pensando na integralidade da formação do aluno. O aluno PUC Minas tem direito, e nós temos a obrigação, de uma formação teórica, de qualidade, renovada, atualizada, contemporânea, instigante, profética. Uma formação que de fato ajude a redesenhar a esperança", afirmou o reitor da Universidade e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, durante a solenidade de lançamento da PUC Carreiras, nova central de serviços para suporte a carreiras da Universidade, realizada na tarde desta quarta-feira no Campus Coração Eucarístico. Dom Mol afirmou que a PUC Carreiras insere o estudante, desde a sua chegada, à Universidade no mundo do trabalho. Destacou também a importância de uma formação humanista integral, focada no trabalho e na pessoa. "No ensino que a Igreja Católica faz, ela afirma que o trabalho tem a primazia sobre o capital. O capital é o resultado do trabalho. E a Igreja diz isso porque entende que a pessoa tem a primazia sobre o trabalho. O trabalho e a pessoa são uma parceria perfeita para fazer funcionar toda a sociedade", destacou.

A pró-reitora de Graduação, professora Maria Inês Martins,  também destacou a formação humanista alinhada à excelência técnica. "A nossa Universidade sempre se pautou pela formação humanista, agora redesenhada a partir do novo humanismo que se impõe na contemporaneidade. Estamos sempre alinhados ao mercado de trabalho. O que se reflete no reconhecimento da formação técnica e cidadã, verificadas em vários rankings nacionais e internacionais", afirmou. Outro ponto de destaque é a atenção constante às soft skills, ou competências comportamentais, que têm recebido atenção crescente no mundo do trabalho. "Faltava, portanto, na Universidade, um setor que apoiasse o aluno nesta trajetória, que o ajudasse a compreender como sistematizar as experiências, reconhecer os seus talentos para ser capaz de planejar e complementar a sua formação do ponto de vista pessoal, profissional e de engajamento social", afirmou.

A professora Evanilde Martins, diretora da PUC Carreiras, destacou que a ampliação do setor de estágio atende às novas demandas do mundo contemporâneo e reafirma o trabalho de qualidade construído ao longo dos anos. "A PUC Carreiras representa a renovação de um trabalho que sempre nos orgulhou, a nossa Coordenação de Estágio Integrada. Representa também uma recontextualização para os novos tempos, novas demandas que chegam até nós todos os dias, por todos os meios. A resposta da Universidade é a PUC Carreiras, que propõe um trabalho articulado e compartilhado com todos os setores da Universidade. Vamos construir uma proposta de intervenção que seja orgânica e socialmente responsável para dar solução para as demandas que temos que enfrentar", frisou a professora Evanilde.

Após a abertura, aconteceu a mesa-redonda Carreira do futuro: a contribuição da Universidade. A atividade foi mediada pela professora Raquel Furtado, assessora e gerente do projeto de implantação da PUC Carreiras, e contou com a participação da gestora de Recursos Humanos da Magnetti Marelli, Renata Massara, e da Líder de Gente e Gestão da Vulpi e aluna do Curso de Administração da PUC Minas, Bruna Ubaldo. 

 

 

A PUC Carreiras

 

A PUC Carreiras nasce da ideia de que a construção da carreira já começa dentro da Universidade, durante a graduação. O objetivo é contribuir com a empregabilidade e trabalhabilidade do aluno, ou seja, ajudá-lo a tornar-se apto para os empregos e trabalhos que forem surgindo com o tempo. Para isto, alunos e egressos com até três anos após a formatura, passam a ter acesso a uma plataforma abastecida com informações e a atividades dirigidas à construção da carreira. Também serão realizados, no primeiro semestre de 2020, 24 eventos voltados para o planejamento e desenvolvimento de carreira, tanto presenciais quanto on-line, além de vários bate-papos com grandes empresas e startups

Workshops presenciais e webinários voltados para ajudar no planejamento de carreira, como fazer um currículo, dicas para entrevistas de estágio e emprego também serão promovidos pela PUC Carreiras. O setor irá auxiliar aqueles alunos que tenham dúvidas sobre o curso escolhido ou a carreira a seguir a partir do curso escolhido.

 

Assessoria de Imprensa

...

Conecte-se a PUC          

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200