quarta, 09 de junho / 2021

Investimento da Universidade na rede pública em 2021 já supera meio milhão de reais

A PUC Minas Poços de Caldas entregou, nesta terça-feira, 8 de junho, 2 mil ampolas de brometo de rocurônio à Secretaria de Saúde do município. Este medicamento pode ser utilizado em procedimentos como intubação e respiração artificial, frequentes no tratamento da Covid-19. Com esta aquisição, a Universidade atende a mais uma solicitação do órgão público baseada no plano de contrapartida firmado desde a abertura do Curso de Medicina do Campus.

A compra das 2 mil ampolas de brometo de rocurônio totalizou R$ 132 mil. Com isso, o investimento da PUC Minas em equipamentos e insumos farmacêuticos destinados à rede pública de Poços de Caldas em 2021 já superam meio milhão de reais. No ano anterior, um aporte de R$ 1,2 milhão foi aplicado em unidades municipais vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e, com ênfase, no Hospital de Campanha, estrutura fundamental para o combate à pandemia na região.

“Os medicamentos disponibilizados agora à Secretaria de Saúde se somam a importantes doações feitas recentemente pela Universidade, como os respiradores hospitalares de alta tecnologia entregues no início de maio. Na medida em que atendem às demandas da rede pública, estes investimentos têm contribuído para auxiliar a população da região, especialmente no enfrentamento da crise sanitária”, explica o pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, prof. Iran Calixto Abrão.

Além de ser utilizado em procedimentos anestésicos que antecedem a intubação traqueal, o brometo de rocurônio é indicado para garantir o relaxamento muscular durante cirurgias e facilitar a respiração artificial de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por exemplo. O medicamento, bem como outros materiais e equipamentos doados neste ano, contribui para suprir necessidades características do contexto da pandemia.

O secretário de Saúde do município, Carlos Mosconi, ressalta que o brometo de rocurônio integra o chamado “kit intubação”, conjunto de medicamentos administrados ao longo deste procedimento. “A PUC Minas Poços de Caldas prontamente atendeu nossa solicitação e foi muito ágil na aquisição desses medicamentos, que dão a nós uma segurança, uma vez que eles poderão ser utilizados pela nossa rede e pelos hospitais credenciados. Mais uma vez, a PUC demonstra sua disposição para esta parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que tem sido extremamente benéfica para a população. Nossos agradecimentos à PUC e nosso reconhecimento pela sua eficiência e sensibilidade”, destaca.

O plano de contrapartida entre a PUC Minas e a Secretaria de Saúde, vinculada à Prefeitura de Poços de Caldas, se estabeleceu em 2017, quando foi instalado o Curso de Medicina do Campus. As ações vão além dos aportes financeiros, viabilizando a inserção da comunidade acadêmica na rede pública de saúde municipal, de modo a qualificar a formação de profissionais e a oferta de serviços à população.

PUC Minas Poços de Caldas doa brometo de rocurônio à Secretaria de Saúde
Medicamentos doados à Secretaria de Saúde. Crédito: Fernanda Garcia | ASSCOM/PUC Minas Poços de Caldas.
...

quarta, 09 de junho / 2021

Transmissão ocorre na manhã desta sexta-feira (11) pelo canal do Campus no YouTube

O Curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas Poços de Caldas realiza nesta sexta-feira, 11 de junho, às 9h, uma conversa com Têca Falcão, uma das principais criadoras de conteúdo atuantes nas redes sociais da vencedora do Big Brother Brasil 2021, Juliette Freire. O bate-papo será transmitido ao vivo pelo canal do Campus no YouTube, com a mediação da professora Lívia Borges Pádua.

O tema da palestra será Fenômeno Juliette: O Segredo dos Cactos. Têca compartilhará algumas experiências marcantes que viveu no processo de trabalhar para um dos perfis mais relevantes da plataforma na atualidade, tanto no Brasil quanto no mundo. No Instagram, @Juliette já conta com mais de 30 milhões de seguidores e ostenta índices de engajamento equiparáveis aos das maiores celebridades globais.

Para os estudantes da área, esta será uma oportunidade de interagir com Têca para sanar dúvidas e trocar ideias sobre tendências em produção de conteúdo, atividade primordial no dia a dia dos publicitários. A transmissão no YouTube será aberta aos membros da comunidade acadêmica e também ao público externo.

A palestra de Têca Falcão é uma iniciativa do Curso de Publicidade e Propaganda do Campus Poços de Caldas, vinculado à Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da PUC Minas, que celebra em 2021 seus 50 anos.

Palestra com Têca Falcão, criadora de conteúdo de Juliette
Sexta-feira, 11 de junho, às 9h
Transmissão ao vivo e aberta ao público
Canal do Campus no YouTube: youtube.com/pcpucminas