Notícias
sexta, 01 de julho / 2022

Esta é uma das três iniciativas da PUC Minas contempladas na edição 2022/2023 

A PUC Minas Poços de Caldas é uma das instituições de ensino selecionadas, neste ano, pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde: Gestão e Assistência - 2022/2023), uma ação do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. O projeto contemplado recebe o título Perfil epidemiológico e educação em saúde no contexto da sífilis e de outras infecções sexualmente transmissíveis. A iniciativa mobiliza cinco cursos do Campus: Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Medicina. 

Este é um dos três projetos da PUC Minas aprovados pelo programa neste ano, considerando todos os seus campi e unidades. As iniciativas são desenvolvidas em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Belo Horizonte, Betim e Poços de Caldas. 

Em sua décima edição, o programa foca em projetos relacionados ao tema Gestão em Saúde e Assistência à Saúde, com oferta de bolsas para docentes, profissionais e estudantes de graduação. O objetivo é aliar práticas acadêmicas às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), qualificando a aprendizagem e os serviços prestados à população. O início das atividades está previsto para agosto deste ano. 

O resultado da seleção foi publicado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 5, de 9 de junho último. Entre os aprovados, estão cerca de 140 projetos de diferentes locais do Brasil. Todos eles foram propostos por instituições de ensino superior públicas ou privadas sem fins lucrativos com cursos de graduação na área da Saúde em parceria com as Secretarias de Saúde, conforme determinado pelo edital. 

Confira informações sobre todos os projetos da PUC Minas aprovados no PET-Saúde 2022/2023 no site da Universidade

Bolsas para alunos do Campus 

Seguem abertas até segunda-feira, 4 de julho, as inscrições para o processo seletivo de alunos bolsistas e voluntários do projeto desenvolvido pelo Campus e contemplado no PET-Saúde. 40 bolsas estão sendo disponibilizadas para estudantes da área da Saúde, além de oportunidades de voluntariado. O edital completo, com informações sobre vagas, requisitos, critérios de seleção e outras questões, está disponível neste endereço: https://orbe.me/EditalPETSaude2022. O formulário de inscrição pode ser acessado em: https://forms.gle/Fgt47qM17tKL5caE7

...

sexta, 10 de junho / 2022

Conforme resolução Nº 79/2022, publicada neste dia 10 de junho, pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, o uso de máscaras de proteção em ambientes total ou parcialmente fechados volta a ser obrigatório a partir desta segunda-feira, 13 de junho no Município. 

Dessa forma, seguindo tal determinação e as considerações do Comitê de Monitoramento do Coronavírus da PUC Minas/SMC, no âmbito da PUC Minas Poços de Caldas, todos os professores, alunos, corpo técnico e administrativo e público externo devem seguir esta exigência nas dependências da Universidade em especial salas de aula, laboratórios, clínicas, salas de atendimento e secretarias, e todos os espaços previstos na resolução municipal.  

São considerados ambientes coletivos, total ou parcialmente fechados, aqueles que, sendo de acesso ao público e no qual permaneçam mais de duas pessoas simultâneas, possui estrutura total ou parcialmente fechada por teto, toldo, telhado ou similar, de forma permanente ou parcial. 

Alertamos ainda que o desrespeito a essa medida, quando injustificado, poderá constituir infração ao Regime Disciplinar da Universidade. 

Acesse a resolução completa.

...

sexta, 10 de junho / 2022

Inscrições estão abertas para onze especializações, com aulas presenciais a partir de setembro 

Estão abertas as inscrições para os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) oferecidos, na modalidade presencial, pela PUC Minas Poços de Caldas. As ofertas para o segundo semestre de 2022 incluem onze cursos em cinco áreas do conhecimento: Direito, Engenharia/Tecnologia da Informação, Humanas/Sociais, MBA/Administração e Saúde Humana. As aulas devem se iniciar em setembro e as inscrições podem ser feitas até 1º de agosto em pos.pucpcaldas.br

No site, estão reunidas todas as informações sobre os cursos, inclusive estrutura curricular, carga horária, investimento e opções de parcelamento. Estão descritas ainda as políticas de descontos, com condições especiais para diversos públicos. Recém-formados na graduação da PUC Minas e ex-alunos da pós-graduação lato sensu na Universidade, por exemplo, têm direito a 30% de desconto. Há benefícios também para estudantes com desempenho de destaque no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ex-alunos formados há mais de um semestre e membros de instituições que participam do programa Parceiros na Educação. 

Veja a relação de cursos oferecidos no segundo semestre de 2022: 

Direito 

  • Direito Penal e Processo Penal 

  • Direito Social: Trabalho e Previdência. 

Engenharia e Tecnologia da Informação 

  • Ciência de Dados Aplicada 

  • Eficiência Energética 

  • Engenharia de Estruturas 

  • Gestão de Edificações e de Espaços Urbanos 

  • Master Engineer In Lean Manufacturing 

Humanas e Sociais 

  • Avaliação Psicológica 

  • Psicopedagogia 

MBA e Administração 

  • MBA em Gestão Avançada de Pessoas e Inovação 

Saúde Humana 

  • Cuidados de Enfermagem em Alta Complexidade 

A PUC Minas Poços de Caldas recebe ainda, neste momento, inscrições para uma especialização em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, na área de Medicina Veterinária, com bolsa remunerada para o profissional participante. As informações sobre este curso estão também em pos.pucpcaldas.br

...

quarta, 08 de junho / 2022

Programa de Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais recebe inscrições a partir desta segunda-feira (13) 

A PUC Minas Poços de Caldas abre, nesta segunda-feira, 13 de junho, inscrições para a seleção de um bolsista remunerado que cursará, a partir do segundo semestre de 2022, especialização em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais. O programa terá duração de dois anos, com início em 1º de agosto de 2022 e conclusão em 31 de julho de 2024. O candidato selecionado receberá, ao longo deste período, uma bolsa mensal no valor de R$ 2 mil. 

As inscrições serão realizadas presencialmente, na Secretaria de Pesquisa e Pós-graduação do Campus (situado na Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661, Jardim Country Club), até 24 de junho, de segunda a sexta, das 8h às 19h. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00. Os candidatos passarão por três etapas de seleção: uma prova teórica, uma avaliação prática e uma entrevista, que será complementada pela análise de currículo. Todas as atividades do processo seletivo ocorrerão no Centro Veterinário da PUC Minas Poços de Caldas. 

Podem concorrer graduados em Medicina Veterinária que tenham concluído sua formação há, no máximo, quatro anos, mediante comprovação por meio de diploma. É necessário ainda que estejam inscritos no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) ou apresentem protocolo de inscrição nesse órgão no ato da matrícula, prevista para 13 de julho. A divulgação do resultado e a convocação para matrícula ocorrerão dois dias antes, em 11 de julho, por meio do site www.pucpcaldas.br e de comunicação impressa a ser fixada na Secretaria de Pesquisa e Pós-graduação do Campus

Esta especialização abrange os processos de clínica, cirurgia e anestesiologia relativos a animais de pequeno porte. Adequa-se à modalidade de pós-graduação lato sensu e está vinculada ao Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da PUC Minas, por meio do Departamento de Medicina Veterinária. Ao longo da formação, o bolsista cumprirá a carga horária total de 3.840 horas, incluindo o treinamento profissional em serviço e atividades teóricas e práticas. 

O edital com todas as informações está disponível neste link. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria de Pesquisa e Pós-graduação pelo telefone/WhatsApp (35) 3729-9258 ou pelo e-mail pos@pucpcaldas.br

...

quinta, 19 de maio / 2022

Renda obtida a partir dos materiais descartados será revertida ao Gaapo, que presta assistência a pacientes com câncer 

A partir desta quinta-feira, 19 de maio, a população de Poços de Caldas passa a contar com sete novos pontos de coleta de lixo eletrônico na cidade, todos localizados no Campus da PUC Minas. Por meio de uma parceria com a empresa Level Green, especializada em logística reversa de eletrônicos, a Universidade oferece à população a oportunidade de descartar esses materiais de maneira sustentável, sem danos ao meio ambiente e com importantes contribuições sociais. 

Celulares, computadores, notebooks, tablets, impressoras, cartuchos, monitores, televisores, CDs, DVDs e eletrodomésticos variados (como máquina de lavar, microondas e aspirador de pó, por exemplo) são alguns dos materiais que, uma vez defasados, tornam-se lixo eletrônico. Sem saber como descartar esses utensílios, muitas pessoas acabam por acumulá-los em casa ou jogam fora junto ao lixo comum, provocando impactos ambientais nocivos e desperdício de componentes que poderiam ser reciclados e reutilizados. 

Dos sete pontos de coleta que estão sendo instalados na PUC Minas Poços de Caldas, dois são de grande porte, instalados nos Prédios 1 e 2. Os demais, com tamanho intermediário, estão distribuídos por pontos variados do Campus. Todos eles são abertos não só à comunidade acadêmica, mas também ao público externo. 

Toda a renda obtida a partir da coleta de lixo eletrônico no Campus será revertida para o Grupo de Apoio e Assistência ao Paciente Oncológico (Gaapo), em Poços de Caldas. A entidade realiza um importante trabalho de acolhimento a pessoas com câncer, buscando atender suas demandas durante o tratamento. Esta ação institucional da PUC Minas está ligada também ao setor de Extensão do Curso de Medicina. 

“A PUC Minas, preocupada com a sustentabilidade e com o bem-estar da comunidade de Poços de Caldas, entende que esta ação é importante por atingir dois pontos de grande relevância: a questão ambiental, garantindo que os equipamentos eletrônicos descartados recebam tratamento adequado, e a questão da arrecadação de fundos para o Gaapo, que tem feito um trabalho brilhante”, ressalta o professor Fabiano Costa Teixeira, envolvido no projeto. 

Dados da Pesquisa Resíduos Eletrônicos no Brasil, divulgada em outubro de 2021 e realizada pela Green Eletron (conforme noticiado pela Agência Brasil), apontam que o país é o quinto maior gerador de lixo eletrônico no mundo. Estima-se que 87% da população já tenha ouvido falar em lixo eletrônico, mas o estudo demonstra que um terço das pessoas acreditem que o conceito esteja relacionado ao meio digital (spam, e-mails etc.). A compreensão acerca dos itens que se enquadram como lixo eletrônico muitas vezes é equivocada, por isso a conscientização é fundamental. 

“É muito importante a reciclagem do lixo eletrônico. Não é simplesmente lixo, uma vez que ele pode ser reutilizado, na perspectiva da economia circular. Para a nossa empresa, é uma satisfação inaugurar os coletores dentro da Universidade, o que pode servir de exemplo para toda a comunidade”, destaca Luiz Gustavo Tassi, diretor da Level Green Ambiental. 

...

Conecte-se a PUC          

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200