Notícias
quarta, 20 de abril / 2022

Reitor da Universidade esteve no Campus e interagiu com a comunidade acadêmica nesta terça-feira, 19 de abril 

A última terça-feira, 19 de abril de 2022, ficou marcada na história da PUC Minas Poços de Caldas como a data em que se iniciaram, oficialmente, as comemorações dos 25 anos do Campus. Uma celebração eucarística e uma roda de conversa reuniram, na Universidade, alunos, professores, funcionários, autoridades locais e visitantes, com a presença ilustre do reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. 

Pela manhã, ao celebrar uma missa no Centro de Espiritualidade Jesus Peregrino, Dom Mol relacionou a liturgia do dia à trajetória do Campus, levando em conta suas conquistas e planos para o futuro. “O sentimento que predomina nesse momento é de gratidão e ação de graças. São 25 anos de edificação, trabalho, cuidado e formação, com frutos muito bonitos”, destacou.


Celebração eucarística com Dom Mol. Crédito: Fernanda Garcia (Assessoria de Comunicação PUC Minas Poços de Caldas).

O sentimento de gratidão expresso pelo reitor da PUC Minas é corroborado pelo pró-reitor adjunto do Campus Poços de Caldas, professor Iran Calixto Abrão, que ressaltou a alegria proporcionada por este momento, em que se supera a marca de 15 mil profissionais formados no local. Ele apontou ainda para outras ações comemorativas, como uma exposição fotográfica que já pode ser conferida no Prédio 1. 

À noite, no Auditório 2, Dom Mol conduziu uma roda de conversa sobre Fraternidade e Educação, tema da Campanha da Fraternidade 2022, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento mobilizou a Pastoral Universitária e o Sistema Avançado de Formação (ANIMA/PUC Minas). A comunidade acadêmica teve a oportunidade de refletir, em conjunto, sobre o ato de educar, atividade primordial da Universidade. Para o reitor, a campanha contribui para ampliar o acesso à educação, estimular a permanência dos estudantes nas instituições e garantir um ensino de qualidade.


Dom Mol na roda de conversa. Crédito: Fernanda Garcia (Assessoria de Comunicação PUC Minas Poços de Caldas).

A visita de Dom Mol coincidiu ainda com o encerramento do Tempo Pascal, proporcionando reflexões inspiradas pelo símbolo da ressurreição. Dom Mol enfatizou que é preciso aprender com o passado e olhar adiante com o objetivo de fazer da PUC Minas uma Universidade cada vez mais humanista. 

A celebração eucarística e a roda de conversa foram transmitidas, ao vivo, pelo canal da PUC Minas Poços de Caldas no YouTube, onde continuam disponíveis as gravações dos eventos. Acesse em: youtube.com/pcpucminas

...

quarta, 13 de abril / 2022

Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães participa de celebração eucarística e roda de conversa nesta terça-feira (19) 

A PUC Minas Poços de Caldas dá início às festividades dos 25 anos do Campus. Para abrir oficialmente as comemorações, o reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, participa de uma celebração eucarística e de uma roda de conversa nesta terça-feira, 19 de abril. Ambos os eventos são abertos à participação presencial da comunidade acadêmica. Toda a população está convidada a acompanhar as transmissões ao vivo pelo canal do Campus no YouTube

A missa será celebrada por Dom Mol às 10h30, no Centro de Espiritualidade Jesus Peregrino. Às 19h, no Auditório 2, ocorrerá a roda de conversa, também com a participação do reitor da PUC Minas. O assunto será Fraternidade e Educação, tema que motiva a Campanha da Fraternidade 2022, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A roda de conversa é uma realização da Universidade que mobiliza a Pastoral Universitária e o Sistema Avançado de Formação (ANIMA/PUC Minas). 

A PUC Minas deu início às atividades em Poços de Caldas no ano de 1997. O Campus chega a 2022 com 17 cursos presenciais de graduação, que se somam a dezenas de graduações na modalidade de ensino a distância (EAD) e ofertas de pós-graduação em todos os campos do conhecimento. Além dos eventos desta terça-feira, diversas ações alusivas aos 25 anos estão previstas. No Prédio 1, já está em exposição uma linha do tempo, com registros históricos e fotográficos de momentos marcantes na história do Campus

Acompanhe os eventos desta terça-feira, 19 de abril, com a presença do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães: 

Participe destas e de outras transmissões pelo canal da PUC Minas Poços de Caldas no YouTube: youtube.com/pcpucminas

...

sexta, 08 de abril / 2022

Número de ingressantes por ano passa de 50 para 90, considerando ingresso por vestibular e programa de bolsas da Universidade 

A PUC Minas Poços de Caldas amplia, a partir de 2022, o número de vagas destinadas ao Curso de Medicina. A oferta passa de 50 para 90 vagas anuais, considerando os estudantes classificados no vestibular — em que é possível optar pelo sistema de provas ou uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — e na seleção para obtenção de bolsas integrais disponibilizadas pela Universidade. O total de ingressantes é ainda superior quando se consideram os alunos contemplados com bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), cujo número é variável. 

O aumento da oferta de vagas para Medicina no Campus foi homologado por meio da portaria nº 537 do Ministério da Educação, publicada no dia 17 de março de 2022. A portaria prevê a criação de 36 das 40 novas vagas, sendo as quatro restantes destinadas a bolsistas. Com a ampliação, a PUC Minas se prepara para abrir o processo seletivo do Curso em Poços de Caldas também no meio do ano, e não apenas no último trimestre, como ocorria até o momento. O vestibular de Medicina, portanto, deixará de ser anual e passará a ser semestral. 

“Em 2022, o Campus celebra seus 25 anos, ao passo que se fortalece em diversas áreas de conhecimento. Temos certeza de que este aumento do número de vagas para Medicina beneficia toda a população atendida na rede pública, onde nossos professores e alunos estão diariamente”, ressalta o pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, professor Iran Calixto Abrão.