quinta, 30 de julho / 2020

As aulas do 2º semestre, que se inicia nesta segunda-feira, 3 de agosto, retornam no Regime Letivo Remoto. Somente quando permitido pelas autoridades públicas, o retorno ao regime presencial será gradual e feito com toda a segurança para a comunidade acadêmica, incluindo as atividades práticas. As instruções de acesso ao Canvas serão enviadas por e-mail a todos os alunos. Caso não receba o e-mail até este domingo, as orientações estarão disponíveis no "SGA > Serviços Acadêmicos > Credenciais de Acesso".

Mesmo assim, a PUC Minas já preparou protocolo que já se encontra disponível para alunos, professores e funcionários, e está adotando medidas de prevenção para que o retorno do regime presencial seja feito com toda segurança. 

O protocolo prevê a adoção de medidas sanitárias, estruturais e comportamentais. Entre as principais medidas estão a instalação de barreiras sanitárias de passagem obrigatória para a medição de temperatura, desinfecção dos calçados e fornecimento de álcool em gel a 70%. Outras medidas são a higienização de equipamentos, mobiliário e salas de aulas e laboratório a cada ciclo de aula ou turnos e retirada temporária dos bocais dos bebedouros, que somente poderão ser utilizados para o enchimento de copos e garrafas. 

O comportamento individual também é um dos fatores determinantes no controle da disseminação da Covid-19. Além das medidas sanitárias, a adesão de cada pessoa às medidas de proteção é fundamental. O uso da máscara durante todo o tempo de permanência na Universidade, a higienização frequente das mãos e o distanciamento social fazem parte das orientações presentes no protocolo e que são propagadas pelas principais entidades de saúde em todo o mundo. Além disso, será importante também a participação de todos no monitoramento para checagem da possibilidade de uma possível infecção.

 

 

 

O protocolo 

O protocolo foi elaborado conjuntamente por equipes da Pró-Reitoria de Logística e Infraestrutura (Proinfra) e do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). O grupo de trabalho do ICBS, que assessorou a Proinfra no desenvolvimento do protocolo, foi coordenado pela professora Jaqueline Barata (enfermeira), contando com a participação dos professores Juliana Garbaccio (microbiologista), Daiana Rodrigues (médica infectologista) e Henrique Guerra (médico epidemiologista), além de Sândalo Cordeiro (enfermeiro e coordenador do programa Saúde Sempre Mais da Arquidiocese de Belo Horizonte). O protocolo e as medidas para o retorno são validados pelo Comitê de Monitoramento do Coronavírus na PUC Minas. O documento foi elaborado considerando as legislações municipais, estaduais e federais sobre o novo coronavírus, assim como as orientações de órgãos internacionais para o retorno às atividades, como a Organização das Nações Unidas, a Organização Mundial de Saúde e também do Centro de Controle e de Prevenção de Doenças de Atlanta (CDC). Como a realidade que envolve a pandemia é dinâmica, o protocolo passará pelas atualizações em conformidade com os fluxos, protocolos e notas técnicas que vierem a ser publicados.  

 

Assessoria de Imprensa 

PUC Minas Poços de Caldas 

(35) 3729-9202


Conecte-se a PUC          

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200