quarta, 20 de outubro / 2021

Obra mobiliza investimento de R$ 2,3 milhões e deve ser concluída até maio de 2022

A PUC Minas Poços de Caldas, por meio do plano de contrapartida estabelecido com a Secretaria de Saúde desde a abertura do Curso de Medicina, está viabilizando financeiramente a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) na cidade. Localizada no bairro Vila Rica, a UBS São Jorge será fundamental para atender a população da Zona Oeste. O valor total da obra é estimado em R$ 2,3 milhões de reais. 

Esta é a primeira vez em que os recursos oriundos da parceria com a Universidade são aplicados na construção integral de uma UBS. O anúncio oficial foi realizado no início de julho, quando representantes da PUC Minas e autoridades do governo municipal se reuniram no local. A obra teve início em agosto e a previsão é de que ela seja concluída em meados de maio de 2022. 

"O projeto da UBS São Jorge tem cerca de dois anos. Pretendíamos realizar a obra antes da pandemia, mas tivemos de direcionar nossos esforços ao combate à Covid-19, contribuindo para equipar o Hospital de Campanha e fazendo outras aquisições importantes, incluindo respiradores. Agora, estamos trabalhando na construção da UBS, que será importante para a comunidade local e também para a integração dos nossos alunos à rede pública de saúde", destaca o pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, prof. Iran Calixto Abrão.


Registro atual da construção da UBS São Jorge. Crédito: Fernanda Garcia | Asscom PUC Minas Poços de Caldas.

Um dos diferenciais da UBS São Jorge é que ela pertencerá à categoria de UBS tripla, que estabelece três equipes completas de atendimento, com várias especialidades disponíveis. Sua inclusão na rede municipal contribuirá para a melhoria dos serviços vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da ampliação do atendimento à população, inclusive com ações preventivas, fundamentais na atenção primária.

“A parceria entre a Secretaria e a PUC Poços visa sempre definir prioridades. Neste caso, a construção da UBS da Zona Oeste será benéfica para a região que contará com uma unidade tripla, com três equipes para atender as demandas da população. Também contribuirá muito para a formação de novos profissionais, visto que o novo local terá uma ótima estrutura física, fornecendo melhores qualidades de trabalho aos profissionais e para todos que utilizarão este novo equipamento da Secretaria de Saúde”, destaca o secretário de Saúde, Carlos Mosconi. 


Conecte-se a PUC        

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200