quinta, 15 de setembro / 2022

Os cursos da área de Ciências da Saúde e Humanas do Campus – Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia – contam agora com o Laboratório Multidisciplinar, um espaço equipado com novos aparelhos que tornam mais dinâmicas e realistas as atividades práticas. O laboratório se situa no Prédio 4, próximo à entrada da Clínica 2 de Fisioterapia, e já está em funcionamento.

Práticas com simuladores são realizadas no Laboratório Multidisciplinar. Crédito: Ana Sinatra (Ascom PUC).

Entre os aparelhos encontrados no local, estão:
  • Monitor multiparamétrico, que acompanha os principais indicadores de saúde do paciente, como saturação de oxigênio, pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória;
  • Simulador de feridas, com diferentes tipos de ferimentos;
  • Simuladores relacionados à saúde da mulher, incluindo a pelve (para treinamento do exame preventivo de câncer de colo de útero, conhecido como Papanicolau) e as mamas (permitindo que os alunos examinem as mamas para identificação de câncer de mama);
  • Simuladores de braços de recém-nascido e adulto para realização de procedimentos como coleta de sangue e acesso venoso periférico.

Equipamentos novos e de tecnologia avançada compõem o laboratório. Crédito: Ana Sinatra (Ascom PUC).

O Laboratório Multidisciplinar de Saúde é utilizado por professores e alunos para treinamentos práticos de diversas técnicas. No local, os estudantes têm a oportunidade de realizar e treinar estes procedimentos sempre que necessário, garantindo segurança e reforçando o conhecimento teórico adquirido em sala.