terça, 19 de novembro / 2019

"A PUC Carreiras foi constituída pensando na integralidade da formação do aluno. O aluno PUC Minas tem direito, e nós temos a obrigação, de uma formação teórica, de qualidade, renovada, atualizada, contemporânea, instigante, profética. Uma formação que de fato ajude a redesenhar a esperança", afirmou o reitor da Universidade e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, durante a solenidade de lançamento da PUC Carreiras, nova central de serviços para suporte a carreiras da Universidade, realizada na tarde desta quarta-feira no Campus Coração Eucarístico. Dom Mol afirmou que a PUC Carreiras insere o estudante, desde a sua chegada, à Universidade no mundo do trabalho. Destacou também a importância de uma formação humanista integral, focada no trabalho e na pessoa. "No ensino que a Igreja Católica faz, ela afirma que o trabalho tem a primazia sobre o capital. O capital é o resultado do trabalho. E a Igreja diz isso porque entende que a pessoa tem a primazia sobre o trabalho. O trabalho e a pessoa são uma parceria perfeita para fazer funcionar toda a sociedade", destacou.

A pró-reitora de Graduação, professora Maria Inês Martins,  também destacou a formação humanista alinhada à excelência técnica. "A nossa Universidade sempre se pautou pela formação humanista, agora redesenhada a partir do novo humanismo que se impõe na contemporaneidade. Estamos sempre alinhados ao mercado de trabalho. O que se reflete no reconhecimento da formação técnica e cidadã, verificadas em vários rankings nacionais e internacionais", afirmou. Outro ponto de destaque é a atenção constante às soft skills, ou competências comportamentais, que têm recebido atenção crescente no mundo do trabalho. "Faltava, portanto, na Universidade, um setor que apoiasse o aluno nesta trajetória, que o ajudasse a compreender como sistematizar as experiências, reconhecer os seus talentos para ser capaz de planejar e complementar a sua formação do ponto de vista pessoal, profissional e de engajamento social", afirmou.

A professora Evanilde Martins, diretora da PUC Carreiras, destacou que a ampliação do setor de estágio atende às novas demandas do mundo contemporâneo e reafirma o trabalho de qualidade construído ao longo dos anos. "A PUC Carreiras representa a renovação de um trabalho que sempre nos orgulhou, a nossa Coordenação de Estágio Integrada. Representa também uma recontextualização para os novos tempos, novas demandas que chegam até nós todos os dias, por todos os meios. A resposta da Universidade é a PUC Carreiras, que propõe um trabalho articulado e compartilhado com todos os setores da Universidade. Vamos construir uma proposta de intervenção que seja orgânica e socialmente responsável para dar solução para as demandas que temos que enfrentar", frisou a professora Evanilde.

Após a abertura, aconteceu a mesa-redonda Carreira do futuro: a contribuição da Universidade. A atividade foi mediada pela professora Raquel Furtado, assessora e gerente do projeto de implantação da PUC Carreiras, e contou com a participação da gestora de Recursos Humanos da Magnetti Marelli, Renata Massara, e da Líder de Gente e Gestão da Vulpi e aluna do Curso de Administração da PUC Minas, Bruna Ubaldo.

A PUC Carreiras

A PUC Carreiras nasce da ideia de que a construção da carreira já começa dentro da Universidade, durante a graduação. O objetivo é contribuir com a empregabilidade e trabalhabilidade do aluno, ou seja, ajudá-lo a tornar-se apto para os empregos e trabalhos que forem surgindo com o tempo. Para isto, alunos e egressos com até três anos após a formatura, passam a ter acesso a uma plataforma abastecida com informações e a atividades dirigidas à construção da carreira. Também serão realizados, no primeiro semestre de 2020, 24 eventos voltados para o planejamento e desenvolvimento de carreira, tanto presenciais quanto on-line, além de vários bate-papos com grandes empresas e startups

Workshops presenciais e webinários voltados para ajudar no planejamento de carreira, como fazer um currículo, dicas para entrevistas de estágio e emprego também serão promovidos pela PUC Carreiras. O setor irá auxiliar aqueles alunos que tenham dúvidas sobre o curso escolhido ou a carreira a seguir a partir do curso escolhido.