quarta, 08 de abril / 2020
Prezados(as) alunos (as) da PUC Minas,

Desde a suspensão das aulas presenciais, com a implantação do Regime Letivo Remoto, a PUC Minas vem estudando a adoção de medidas de caráter financeiro que têm o objetivo de flexibilizar o pagamento das mensalidades durante esse período.

Esta é uma boa notícia em um cenário em que, em função da pandemia do coronavírus, a retração da economia atinge a todos – empresas e trabalhadores. Importante considerar que a Universidade adota as medidas que estão no limite de suas possibilidades em termos da sua sustentabilidade.

A PUC Minas se solidariza com os estudantes que têm maior dificuldade para manter a adimplência. E faz o esforço possível para ajudar seus alunos a vencerem este momento e, ao mesmo tempo, garantir a operação da Universidade e a manutenção de seus quadros docente e técnico-administrativo.

Cabe lembrar que mesmo sem as aulas presenciais, como já foi reiteradamente explicado ao alunado, nosso custo operacional não sofreu redução. Pelo contrário, em alguns itens, ele foi até ampliado. Se na PUC Minas nossa defesa permanente é a da Universidade como projeto coletivo, ao mesmo tempo, e por isso mesmo, cada aluno é considerado em sua situação particular.

Por isso mesmo, não adotamos uma solução linear. A opção é a de procedermos a uma análise individual, por uma simples razão: cada estudante tem uma necessidade diferente e, para ela, claro, será buscada uma solução específica.

E é preciso dizer claramente: uma solução padrão poderia ter impactos insustentáveis para a Universidade. O drama desta pandemia atinge a todos, e temos que, de modo solidário e sereno, trabalhar para sairmos dela juntos, reduzindo todos os danos possíveis – para alunos, para professores e funcionários e para a Instituição.

Apresentamos-lhe a seguir as medidas tomadas no sentido de dar mais e melhores condições a nossos estudantes neste momento tão desafiador para todos.

MENSALIDADES DE ABRIL, MAIO E JUNHO
Possibilidade de reparcelamento, por meio de Cartão de Crédito, com pagamento até o mês de dezembro, das mensalidades de abril, maio e junho, sem a cobrança de encargos. Os estudantes que desejarem, poderão aderir ao reparcelamento diretamente na opção “Financeiro/Bolsas > Negociação de Parcelas com cartão", no SGA Web.

CRÉDITO ROTATIVO
Já para todas as mensalidades relativas ao 1º semestre de 2020, será possível a contratação do Crédito Rotativo. Os critérios e o processo de contratação estão disponíveis no sistema de contratação.

PRORROGAÇÃO DE PAGAMENTOS DE CHEQUES PRÉ-DATADOS
Os pagamentos efetuados através de cheques pré-datados, decorrentes de negociações de débito efetuadas com a Universidade, poderão ser prorrogados até o mês de dezembro, mediante solicitação do estudante. Para acessar o formulário de solicitação você deve entrar com sua credencial de acesso do Office 365. Caso não saiba ou não se lembre de suas credenciais, informe-se no SGA Aluno (Serviços Acadêmicos > Credenciais de Acesso).

ALUNOS BOLSISTAS
Todas as bolsas de estudos serão mantidas durante o 1º semestre de 2020, independentemente da adimplência do pagamento das parcelas, mesmo nos casos em que há regras expressas condicionando o benefício ao pagamento da mensalidade até a data do vencimento.

Atenciosamente,
Pró-reitoria de Gestão Financeira da PUC Minas