terça, 05 de maio / 2020

A PUC Minas destaca-se mais uma vez em ranking que mede indicadores como impacto social e inovação, entre outros. Desta vez, trata-se do ranking mundial de instituições SCImago (SIR), em que a Universidade foi a única particular de Minas Gerais a ser incluída.  Entre as 317 instituições da América Latina participantes, a Universidade ocupa a 44ª  posição no indicador Impacto Social e 49ª na Inovação. No indicador Pesquisa, a Universidade ocupa a 84ª posição.

No total, 3.897 instituições foram avaliadas em todo o mundo.A lista é encabeçada pela USP, seguida pelal Universidade Nacional Autonoma de Mexico, Unesp, Unicamp e UFRJ. Considerando-se as 133 universidades brasileiras participantes, a PUC Minas destacou-se também nos indicadores relacionados à Inovação e ao Impacto Social, ocupando respectivamente a 33ª e 37ª posições, e a posição 65 no quesito Pesquisa.

O ranking acadêmico tem um grande enfoque na investigação. O SIR combina três conjuntos de indicadores baseados no desempenho no nível da investigação (50%), outputs de inovação (30%) e impacto social (20%).

Times Higher Education Impact Ranking 2020

Também foi divulgado em abril o Times Higher Education Impact Ranking, que avalia o comprometimento e o impacto social das ações desenvolvidas pelas universidades, diante dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), considerando três grandes áreas: pesquisa, extensão e administração. Dos 17 itens avaliados, a PUC Minas ficou entre as 200 melhores do mundo na promoção de ações para a paz, da justiça social e fortalecimento das instituições de todos os níveis.

Pela terceira vez a Universidade está presente no ranking da Times Higher Education, tendo se classificado entre as melhores na edição mundial dessa pesquisa em 2018 e entre as melhores universidades dos países de economia emergente em 2019.

PUC Minas Poços de Caldas

comunic@pucpcaldas.br