quarta, 30 de setembro / 2020

A PUC Minas Poços de Caldas, entregou na tarde dessa segunda-feira, 28 de setembro, 215 tablets para a Secretaria Municipal de Saúde. Os equipamentos serão ferramentas de implementação nas atividades dos agentes comunitários de saúde e seu uso é indicado pelo Ministério da Saúde. A iniciativa faz parte do plano de contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do SUS, que o Curso de Medicina do Campus tem com a cidade.

         De acordo com a coordenadora da atenção básica do município, Camila Ferreira Bacelar Donato, a forma de financiamento para a atenção básica sofreu alteração e os tablets, que vão ser usados a partir de outubro, serão essenciais no processo. “Atualmente, com as mudanças, o número de pessoas cadastradas é que gerará recursos para as ações da Estratégia de Saúde da Família. Então, quanto mais facilidade para que todas as famílias do território sejam cadastradas e acompanhadas, menor o risco de que o município sofra redução no recurso repassado pela instância federal”, destaca Camila.

          O tablet terá um aplicativo específico para o cadastramento no sistema de informação da Atenção Básica, chamado e-SUS, no qual todos os indicadores de saúde exigidos pelo Ministério da Saúde, que o município cumpra, estarão disponíveis para atualizações e repasse direto, agilizando todo o processo. Além do número de cadastros, os relatórios disponíveis no site do MS mostram também a melhoria da qualidade e quantidade de informação por cadastros, o que, consequentemente, melhorará a qualidade do trabalho dos agentes comunitários.

O valor do investimento da Universidade na compra dos tablets, capas e película ficou em cerca de R$ 210 mil.

 

Assessoria de Imprensa

PUC Minas Poços de Caldas

comunic@pucpcaldas.br


Conecte-se a PUC        

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200