terça, 20 de abril / 2021

Equipamentos contribuirão com as campanhas de vacinação contra Covid-19 e gripe

A PUC Minas Poços de Caldas concluiu nesta semana a entrega de novos materiais à Secretaria Municipal de Saúde. Um freezer e 50 termômetros adquiridos pela Universidade serão utilizados pela rede pública de saúde em importantes campanhas de vacinação, especialmente aquelas voltadas ao combate da Covid-19 e da gripe H1N1. São equipamentos fundamentais para garantir o correto acondicionamento de insumos farmacêuticos e, por consequência, a oferta de um serviço de qualidade à população.

A principal utilidade do freezer será armazenar bobinas de gelo reutilizáveis. São elas que garantem a manutenção de baixas temperaturas nas caixas térmicas usadas, por exemplo, para transportar materiais entre diferentes unidades de saúde. Os termômetros, por sua vez, serão importantes na checagem cotidiana da temperatura das doses. Este é um fator determinante para que as vacinas sejam aplicadas de maneira eficaz.

"A Universidade, atendendo a uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu materiais que auxiliarão nas campanhas de vacinação contra a Covid-19 e H1N1, de suma importância no momento. O objetivo da nossa doação é contribuir com a saúde pública no município para que todos sejam imunizados com a maior brevidade possível, de modo a preservar vidas e minimizar os impactos da pandemia", explica o pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, Prof. Iran Calixto Abrão.

As doações da Universidade à Secretaria de Saúde têm como base os acordos de contrapartida estabelecidos entre a PUC Minas e a Prefeitura Municipal desde a implantação do Curso de Medicina no Campus Poços de Caldas. Há cerca de um mês, 5 mil litros de álcool 70% e 500 coletores foram viabilizados por meio da parceria. Outro investimento importante ocorreu em 2020, com um aporte de R$ 1,2 milhão, que contribuiu com o Hospital de Campanha e as unidades vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“A PUC tem sido uma grande parceira da cidade de Poços de Caldas e da Saúde do nosso município, especialmente nesse momento que estamos vivendo de pandemia. A PUC age sempre com muita seriedade e com grande sentimento de solidariedade. Somos muito reconhecidos pelo trabalho que ela executa em Poços”, enfatiza Carlos Mosconi, secretário de Saúde.