terça, 27 de abril / 2021

Os professores e funcionários de Escolas, Faculdades, Centros Universitários e outras instituições associadas à Associação Nacional de Educação Católica (Anec) podem usufruir de desconto de um terço em cada mensalidade de um dos 29 cursos de mestrado e doutorado oferecidos pela PUC Minas. O termo de parceria do Programa Parceiros na Pesquisa, assinado entre a PUC Minas e a Anec, prevê essa bolsa de estudo desde que haja no mínimo três colaboradores de instituições ligadas à Anec aprovados nos referidos processos seletivos normais desses cursos. Atualmente, 38 funcionários de instituições ligadas à Anec cursam mestrado ou doutorado na PUC Minas e usufruem de bolsa de estudo.

O objetivo do Programa Parceiros na Pesquisa, da Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação (PROPPg), é incentivar os professores e funcionários dessas instituições a ingressar nos cursos de mestrado e doutorado da PUC Minas.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação da PUC Minas, professor Sérgio de Morais Hanriot, o objetivo do Programa Parceiros na Pesquisa é "responder aos apelos da sociedade, e resolver problemas em todas as áreas do conhecimento".

O professor Cesar Azevedo Carneiro leciona Filosofia e Sociologia na 3ª série do ensino médio do Colégio Santo Agostinho, Unidade Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, instituição que é associada à Anec. Ele usufrui de 30% de desconto na mensalidade do doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas. "A parceria entre a PUC Minas e a Anec é importante e o incentivo da própria Instituição na formação do professor. O Colégio e a PUC Minas me proporcionam isso, um apoio à educação continuada", diz o professor. Ele ressalta que "a educação necessita de pesquisa, ela é o combustível da prática docente". Cesar Carneiro diz que, sem a bolsa de estudo, ia ser mais difícil cursar o doutorado. "O estudo é prioridade, mas tem que dialogar com os meus outros custos".

Já Catarina Valle e Flister, professora do 6º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio da Unidade Cidade Nova do Colégio Santa Maria, em Belo Horizonte, instituição também associada à Anec, usufrui de bolsa de estudo como doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas. "O Programa Parceiros na Pesquisa é fundamental para termos acesso a uma Universidade como a PUC Minas, que é de excelência na minha área de Letras". Ela, que estuda a temática educação e o aprendizado, não teria condições de arcar com o custo integral das mensalidades. "A área da minha pesquisa tem excelência na Universidade, não teria interesse se não fosse na PUC Minas", considera.

Para a professora Aleluia Heringer, diretora de Relações Institucionais do Colégio Santo Agostinho, o Programa Parceiro na Pesquisa é uma boa nova para todos aqueles educadores que desejam continuar seus estudos e que não têm condições de bancá-los integralmente. A parceria entre a universidade, a instituição escolar e o professor une os interesses e implica os beneficiados diretos e indiretos desta formação.

"Ter professores pesquisadores em seu quadro de docentes alavanca a qualidade das aulas e a forma de lidar com o conhecimento. Dada a complexidade do mundo contemporâneo, não basta ter um professor com um conhecimento de conteúdo A ou B, mas como lidar o A com o B, suas interfaces e contextos. Acredito que ao se formar um pesquisador, seja no mestrado ou doutorado, há um salto qualitativo nas práticas pedagógicas. A sala de aula, a forma como os estudantes aprendem, e como lidar com os grandes problemas da humanidade, passam a ser vistos de uma outra maneira, bem mais enriquecedora", conclui a professora Aleluia.