segunda, 16 de agosto / 2021

Foram divulgados, na última semana, os vencedores do IV Prêmio Literário PUC Minas. A edição de 2021 recebeu inscrições de alunos, professores e funcionários da Universidade que se interessam pela escrita literária. O público discente se destacou no resultado: todos os ganhadores são estudantes, inclusive o do terceiro lugar, conquistado por Lucas Filipe Toledo, do Curso de Direito do Campus Poços de Caldas.

O primeiro lugar foi concedido a Lucimeri Probst, aluna do Curso Revisão de Textos (EAD) no Núcleo Coração Eucarístico. A obra vencedora é intitulada O homem que não lia a página vinte. Já a segunda colocação ficou com Snider Washington Diniz Marques, aluno do Curso de Engenharia e Gestão da Qualidade (IEC), também no Núcleo Coração Eucarístico. Seu texto recebe o título O dia em que ganhei um vaso.

A obra que garantiu um lugar no pódio ao estudante do Campus Poços de Caldas é chamada Artigo quarto, parágrafo único. O texto está disponível no perfil do autor na plataforma Medium (acesse aqui). Lucas, que já publicou artigos em espaços digitais e veículos de comunicação, conta que se dedicou com afinco à produção do material original que submeteria ao prêmio, com base nos aprendizados de sua participação na edição anterior.

Outro incentivo, segundo Lucas, veio do professor João Bosco Fernandes, que ministrou uma oficina de produção de textos da qual o estudante participou em 2020. Sobre seu processo criativo, o autor destaca o uso de elementos relacionados às suas áreas de estudo — Direito, que cursa atualmente, e Administração Pública, que concluiu anteriormente em outra instituição de ensino. A integração regional entre os povos latino-americanos foi um tema inspirador para o conto, bem como algumas referências a familiares e lugares reais na construção das personagens e cenários.

Todos os textos submetidos ao IV Prêmio Literário PUC Minas foram avaliados por uma criteriosa comissão julgadora. Levaram-se em conta aspectos como qualidade literária, originalidade e contribuição à cultura nacional, entre outros. Saiba mais no PUC Informa.