segunda, 08 de novembro / 2021

Autoridades, pesquisadores e apoiadores prestigiaram evento realizado no Campus neste sábado (6)

Já está disponível para uso gratuito dos moradores e turistas de Poços de Caldas o eletroposto de recarga semi-rápida instalado no Campus da PUC Minas na cidade. A novidade foi apresentada na manhã do último sábado, 6 de novembro, aniversário do município, em um evento que reuniu na Universidade representantes das instituições parceiras no projeto de mobilidade elétrica Poços + Inteligente: PUC Minas, DME, IF Sul de Minas e Prefeitura Municipal. A iniciativa é pioneira na região e integra o programa de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

O ponto de recarga de veículos elétricos do Campus se soma a outros dois eletropostos viabilizados por meio do projeto: um de recarga rápida, localizado na região central de Poços de Caldas, em frente à antiga estação ferroviária da Fepasa, e outro na sede da DME. A estrutura construída na PUC Minas se diferencia ao utilizar energia solar, que minimiza impactos ambientais por ser renovável. Placas fotovoltaicas instaladas no local carregam baterias que podem funcionar como fonte alternativa ou primária de energia, dependendo da necessidade.


Representantes das instituições parceiras discursam no evento. Crédito: Fernanda Garcia (Asscom).

Dezenas de pessoas participaram do evento de inauguração no Campus, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19. Na primeira parte, realizada no hall da Biblioteca, discursaram como representantes das instituições parceiras no desenvolvimento do Poços + Inteligente: o pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, professor Iran Calixto Abrão; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da PUC Minas, professor Sérgio de Morais Hanriot; o coordenador do Projeto Poços + Inteligente pelo IF Sul de Minas, professor Yull Heilordt Henao Roa; e o diretor superintendente da DME Distribuição, Miguel Durante de Oliveira. 

“Este é um projeto com grande mérito científico. Por trás dos eletropostos, há muito trabalho realizado pelos alunos, professores, pesquisadores e funcionários. Isso traz um orgulho muito grande para a nossa cidade, rumo aos 150 anos, e também para nós, que iniciaremos em breve as comemorações dos 25 anos do Campus, onde já tivemos a felicidade de formar quase 15 mil alunos de graduação”, ressaltou o professor Iran Calixto Abrão, pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, em sua fala no evento.


Professor Iran Calixto Abrão destacou pesquisas do projeto. Crédito: Fernanda Garcia (Asscom)

Ainda na Biblioteca, os participantes conferiram uma exposição de pesquisas e soluções tecnológicas desenvolvidas por estudantes e professores das instituições de ensino atuantes no Poços + Inteligente. Em seguida, todos se encaminharam ao eletroposto, na área externa, para assistir à primeira recarga oficial do carro elétrico do projeto. O responsável por conectar o veículo à estrutura foi o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, que ressaltou a posição de destaque da cidade na corrida da mobilidade elétrica. 


Prefeito Sérgio Azevedo conectou veículo ao equipamento. Crédito: Fernanda Garcia (Asscom)

Ao fim do evento, todos os presentes foram convidados a visitar o Laboratório Compartilhado de Mobilidade Elétrica, espaço que reúne no Campus membros de todas as instituições envolvidas no Poços + Inteligente. Foi possível, ainda, conferir as bicicletas elétricas adquiridas por meio do projeto, que estarão disponíveis em breve para uso gratuito. Para isso, novas soluções estão em desenvolvimento, como um aplicativo que mediará o empréstimo das bikes e o controle dos passeios por zonas amplas e restritas, de acordo com o público. 

Ainda no sábado, à tarde, foi realizado um evento público para inauguração do eletroposto da Fepasa. Com os pontos de recarga em funcionamento, passam a ser obtidos insumos para aprimoramento da tecnologia utilizada e realização de novas pesquisas aplicadas. Estes são alguns dos principais ganhos trazidos pela inclusão de Poços de Caldas na rota da mobilidade elétrica, tema relevante na agenda global do desenvolvimento sustentável.


Autoridades e representantes de instituições prestigiaram evento. Crédito: Fernanda Garcia (Asscom).


Conecte-se a PUC        

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200