Notícias
segunda, 08 de novembro / 2021

Autoridades, pesquisadores e apoiadores prestigiaram evento realizado no Campus neste sábado (6)

Já está disponível para uso gratuito dos moradores e turistas de Poços de Caldas o eletroposto de recarga semi-rápida instalado no Campus da PUC Minas na cidade. A novidade foi apresentada na manhã do último sábado, 6 de novembro, aniversário do município, em um evento que reuniu na Universidade representantes das instituições parceiras no projeto de mobilidade elétrica Poços + Inteligente: PUC Minas, DME, IF Sul de Minas e Prefeitura Municipal. A iniciativa é pioneira na região e integra o programa de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

O ponto de recarga de veículos elétricos do Campus se soma a outros dois eletropostos viabilizados por meio do projeto: um de recarga rápida, localizado na região central de Poços de Caldas, em frente à antiga estação ferroviária da Fepasa, e outro na sede da DME. A estrutura construída na PUC Minas se diferencia ao utilizar energia solar, que minimiza impactos ambientais por ser renovável. Placas fotovoltaicas instaladas no local carregam baterias que podem funcionar como fonte alternativa ou primária de energia, dependendo da necessidade.


Representantes das instituições parceiras discursam no evento. Crédito: Fernanda Garcia (Asscom).

Dezenas de pessoas participaram do evento de inauguração no Campus, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19. Na primeira parte, realizada no hall da Biblioteca, discursaram como representantes das instituições parceiras no desenvolvimento do Poços + Inteligente: o pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, professor Iran Calixto Abrão; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da PUC Minas, professor Sérgio de Morais Hanriot; o coordenador do Projeto Poços + Inteligente pelo IF Sul de Minas, professor Yull Heilordt Henao Roa; e o diretor superintendente da DME Distribuição, Miguel Durante de Oliveira. 

“Este é um projeto com grande mérito científico. Por trás dos eletropostos, há muito trabalho realizado pelos alunos, professores, pesquisadores e funcionários. Isso traz um orgulho muito grande para a nossa cidade, rumo aos 150 anos, e também para nós, que iniciaremos em breve as comemorações dos 25 anos do Campus, onde já tivemos a felicidade de formar quase 15 mil alunos de graduação”, ressaltou o professor Iran Calixto Abrão, pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, em sua fala no evento.


Professor Iran Calixto Abrão destacou pesquisas do projeto. Crédito: Fernanda Garcia (Asscom)

Ainda na Biblioteca, os participantes conferiram uma exposição de pesquisas e soluções tecnológicas desenvolvidas por estudantes e professores das instituições de ensino atuantes no Poços + Inteligente. Em seguida, todos se encaminharam ao eletroposto, na área externa, para assistir à primeira recarga oficial do carro elétrico do projeto. O responsável por conectar o veículo à estrutura foi o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, que ressaltou a posição de destaque da cidade na corrida da mobilidade elétrica. 


Prefeito Sérgio Azevedo conectou veículo ao equipamento. Crédito: Fernanda Garcia (Asscom)

Ao fim do evento, todos os presentes foram convidados a visitar o Laboratório Compartilhado de Mobilidade Elétrica, espaço que reúne no Campus membros de todas as instituições envolvidas no Poços + Inteligente. Foi possível, ainda, conferir as bicicletas elétricas adquiridas por meio do projeto, que estarão disponíveis em breve para uso gratuito. Para isso, novas soluções estão em desenvolvimento, como um aplicativo que mediará o empréstimo das bikes e o controle dos passeios por zonas amplas e restritas, de acordo com o público. 

Ainda no sábado, à tarde, foi realizado um evento público para inauguração do eletroposto da Fepasa. Com os pontos de recarga em funcionamento, passam a ser obtidos insumos para aprimoramento da tecnologia utilizada e realização de novas pesquisas aplicadas. Estes são alguns dos principais ganhos trazidos pela inclusão de Poços de Caldas na rota da mobilidade elétrica, tema relevante na agenda global do desenvolvimento sustentável.


Autoridades e representantes de instituições prestigiaram evento. Crédito: Fernanda Garcia (Asscom).

...

quarta, 03 de novembro / 2021

O projeto Poços + Inteligente, uma parceria entre a DME, Prefeitura Municipal, PUC Minas e o IFSULDEMINAS, irá inaugurar um eletroposto de recarga rápida, localizado na FEPASA, durante a programação especial de aniversário da cidade. A partir das 14h, será realizada a primeira recarga aberta ao público no local.

Nesta mesma data, pela manhã, será inaugurado um ponto de recarga semi-rápida no Campus da PUC Minas em Poços de Caldas, em um evento de caráter científico-tecnológico exclusivo para convidados. Este será um dos três eletropostos viabilizados por meio do projeto, somando-se ao da FEPASA e a outro que estará disponível em breve na sede da DME.

Em todos os eletropostos, os habitantes e turistas de Poços de Caldas poderão recarregar seus carros elétricos de forma gratuita, durante a vigência do Poços + Inteligente. O projeto de mobilidade elétrica é pioneiro na região e foi um dos 30 projetos de todo o país, aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para execução.


Estrutura do eletroposto da PUC Minas Poços de Caldas já está pronta. Imagem: divulgação.

O estudo

Através da implantação do projeto, além da aquisição do carro e bicicletas elétricas, desde o ano passado estão sendo desenvolvidos muitos trabalhos de pesquisa aplicada, como o desenvolvimento de sistemas e aplicativos, o que demonstra a importância da iniciativa para o desenvolvimento do município.

Por isso, além do estudo relacionado ao impacto na rede elétrica, bem como o rendimento do carro e bicicletas elétricas, o que incluiu a implantação de um laboratório de mobilidade elétrica de uso compartilhado entre PUC Minas e IFSULDEMINAS, entre as ações, destacam-se: desenvolvimento de protótipo de bicicletário eletrônico; aplicativos para operação de bicicletas elétricas e para a geração de rotas cicláveis; sistema de rastreamento de veículos e bicicletas elétricas com construção de cercas virtuais amplas e restritas; mecanismo para identificação de motorista via BlueTooth; análise de desempenho de algoritmos de inteligência artificial, para previsão de autonomia de veículos elétricos; entre outros.

Lembrando que os recursos investidos são provenientes da DME, tendo em vista a Lei Federal nº 9.991/2000 e a Resolução Normativa nº 754/2016 da ANEEL, que determinam que as concessionárias de serviços públicos de distribuição e geração de energia elétrica devem aplicar, anualmente, um percentual mínimo de sua Receita Operacional Líquida (ROL) em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica (P&D) estabelecidos pela ANEEL.


Eletroposto de recarga rápida se situa em frente à Fepasa. Crédito: Fernanda Garcia (Asscom).

...

quinta, 28 de outubro / 2021

Plantio se iniciou nesta quinta-feira (28) com a presença de autoridades e representantes de instituições parceiras

Teve início, na manhã desta quinta-feira, 28 de outubro, o plantio da quarta Floresta de Bolso de Poços de Caldas, localizada no Campus da PUC Minas na cidade. O projeto visa à valorização e preservação de espécies nativas da Mata Atlântica nos espaços urbanos, proporcionando benefícios à população e ao meio ambiente. A iniciativa é da Associação Poços Sustentável (APS) e Alcoa Foundation, que contam agora com a parceria da Universidade. 

Cerca de 35 pessoas participaram de um evento no Campus, ao ar livre, que marcou o começo da plantação. Estiveram presentes membros dos corpos docente e discente da PUC Minas Poços de Caldas, autoridades do governo municipal e representantes de empresas e instituições parceiras. Os participantes foram convidados a plantar as primeiras das 400 mudas que compõem a Floresta de Bolso do Campus. O trabalho de plantio será levado adiante por funcionários da Universidade. 


Evento realizado no Campus na manhã desta quinta-feira (28). Crédito: Fernanda Garcia | Asscom.

“A preservação do meio ambiente norteia inúmeras ações desenvolvidas no Campus, como a adoção de sistemas que viabilizam o reaproveitamento de água e o uso de energias renováveis, por exemplo. A chegada da Floresta de Bolso faz da Universidade um espaço ainda mais relevante para a manutenção da biodiversidade local e estamos muito felizes em participar”, afirma o pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, prof. Iran Calixto Abrão. 

Para a diretora executiva da APS, Terezinha Couto, a iniciativa gera impacto positivo na flora e na fauna, uma vez que as árvores se relacionam com diversas espécies animais, principalmente aves. "Nós estamos muito felizes de fazer o plantio da quarta Floresta de Bolso na PUC. Esta parceria será muito boa, porque sabemos que a Universidade terá como manter a floresta, com todos os cuidados necessários”, ressalta. 


Professor Udo Fritzke Jr. no evento. Crédito: Fernanda Garcia | Asscom.

O nome Floresta de Bolso é uma adaptação da expressão pocket garden, em inglês, que se refere a uma técnica amplamente disseminada em países como Estados Unidos e Alemanha. Ainda segundo a diretora da APS, a população do entorno se beneficia de diversas formas. A experiência acumulada ao longo do projeto, que se iniciou em 2017 em Poços de Caldas, permite observar ganhos na revitalização e ocupação de espaços públicos, bem como na relação que as pessoas estabelecem com a natureza. 

...

quarta, 20 de outubro / 2021

Obra mobiliza investimento de R$ 2,3 milhões e deve ser concluída até maio de 2022

A PUC Minas Poços de Caldas, por meio do plano de contrapartida estabelecido com a Secretaria de Saúde desde a abertura do Curso de Medicina, está viabilizando financeiramente a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) na cidade. Localizada no bairro Vila Rica, a UBS São Jorge será fundamental para atender a população da Zona Oeste. O valor total da obra é estimado em R$ 2,3 milhões de reais. 

Esta é a primeira vez em que os recursos oriundos da parceria com a Universidade são aplicados na construção integral de uma UBS. O anúncio oficial foi realizado no início de julho, quando representantes da PUC Minas e autoridades do governo municipal se reuniram no local. A obra teve início em agosto e a previsão é de que ela seja concluída em meados de maio de 2022. 

"O projeto da UBS São Jorge tem cerca de dois anos. Pretendíamos realizar a obra antes da pandemia, mas tivemos de direcionar nossos esforços ao combate à Covid-19, contribuindo para equipar o Hospital de Campanha e fazendo outras aquisições importantes, incluindo respiradores. Agora, estamos trabalhando na construção da UBS, que será importante para a comunidade local e também para a integração dos nossos alunos à rede pública de saúde", destaca o pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, prof. Iran Calixto Abrão.


Registro atual da construção da UBS São Jorge. Crédito: Fernanda Garcia | Asscom PUC Minas Poços de Caldas.

Um dos diferenciais da UBS São Jorge é que ela pertencerá à categoria de UBS tripla, que estabelece três equipes completas de atendimento, com várias especialidades disponíveis. Sua inclusão na rede municipal contribuirá para a melhoria dos serviços vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da ampliação do atendimento à população, inclusive com ações preventivas, fundamentais na atenção primária.

“A parceria entre a Secretaria e a PUC Poços visa sempre definir prioridades. Neste caso, a construção da UBS da Zona Oeste será benéfica para a região que contará com uma unidade tripla, com três equipes para atender as demandas da população. Também contribuirá muito para a formação de novos profissionais, visto que o novo local terá uma ótima estrutura física, fornecendo melhores qualidades de trabalho aos profissionais e para todos que utilizarão este novo equipamento da Secretaria de Saúde”, destaca o secretário de Saúde, Carlos Mosconi. 

...

quarta, 20 de outubro / 2021

Show transmitido ao vivo nesta terça-feira (19) está disponível no canal do Campus no YouTube

A PUC Minas Poços de Caldas foi palco de uma emocionante apresentação cultural na noite desta terça-feira, 19 de outubro. Com uma estrutura repleta de elementos circenses, montada no Prédio 2 da Universidade, o Grupo Rasgacêro apresentou o espetáculo Prana. O show combinou diferentes formas de expressão artística, como música, dança, teatro e circo, que encantaram o público em uma live transmitida no canal do Campus no YouTube

Prana foi concebido a partir de músicas autorais do grupo, em sua maioria instrumentais, misturadas a obras clássicas de outros compositores com adaptações à linguagem do Rasgacêro. Nas performances que compõem o espetáculo, predominam símbolos que remetem ao ar, com movimentos executados sempre de forma leve e fluida. Entre as diferentes formas de expressão artística presentes no show, destacam-se acrobacias aéreas e de solo, encenações e tipos variados de malabarismo, inclusive com fogo.


Registro do espetáculo Prana. Crédito: Fernanda Garcia | Asscom PUC Minas Poços de Caldas.

O coordenador do Grupo Rasgacêro, Ricardo Malabi, conta que o espetáculo foi criado ao longo da pandemia e apresentado apenas duas vezes antes do evento na PUC Minas Poços de Caldas. Segundo o artista, o título Prana faz referência a um elemento presente no ar e faz jus ao conceito do show na medida em que conduz o público por um momento de respiro e leveza, aliviando as tensões da realidade atribulada. 

“Todas as vezes em que a gente vem à PUC são muito importantes para o Rasgacêro porque o grupo foi criado aqui no ano 2000, como um trabalho do Diretório Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo, do qual eu fiz parte. Vinte e um anos depois, estamos de volta”, celebra Ricardo.


Ricardo Malabi no espetáculo Prana. Crédito: Fernanda Garcia | Asscom PUC Minas Poços de Caldas.

A gravação do espetáculo segue disponível no canal da PUC Minas Poços de Caldas no YouTube. Assista em: https://bit.ly/Espetáculo-Prana

 

...

Conecte-se a PUC        

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200