Notícias
quinta, 02 de setembro / 2021

Uma equipe formada por três alunos e um professor do Curso de Administração da PUC Minas Poços de Caldas está entre os semifinalistas do Desafio Jovem Empreendedor. Trata-se de uma competição online promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae/MG), que simula o dia a dia de uma startup em dinâmicas voltadas a estudantes de variados níveis de ensino, do médio e técnico ao superior. 

O time da Universidade é composto pelos alunos Sarah de Souza, Eduardo Luciano Marras Neto e João Pedro Torquato, sob a orientação do professor Vinicius Generoso, coordenador do Curso de Administração do Campus. Para avançar no Desafio, eles formaram a JPSE Holding SA, equipe responsável pela startup Exodus, voltada à produção e comercialização de aplicativos. 

Na fase classificatória para a semifinal, a equipe da Exodus obteve a pontuação geral de 98,67, numa escala que vai até 100. O índice considera o desempenho em atividades desenvolvidas por meio de um jogo e software de gerenciamento que simula o ambiente de mercado para avaliar as decisões tomadas pelos participantes. "O grande desafio se encontra na gestão do próprio negócio, que abrange investimento, definição de preços, volume de produção e estratégias de atendimento e de marketing", explica o professor Vinicius. 

O Desafio Jovem Empreendedor é uma iniciativa do Sebrae/MG que busca estimular o empreendedorismo e aperfeiçoamento de habilidades essenciais de gestão, além de preparar jovens estudantes para o mercado por meio de ações práticas. Os participantes concorrem a uma série de prêmios destinados aos três primeiros colocados, que incluem participação em eventos, visita a uma empresa parceira e mentoria com profissionais atuantes. 

A semifinal ocorrerá ao longo do mês de setembro, ao passo que a fase final e a divulgação dos vencedores estão previstas para o início de outubro. Confira a lista completa de semifinalistas desta edição no site oficial

...

quarta, 01 de setembro / 2021

Evento online apresenta série de conteúdos gratuitos, com 54 lives sobre carreiras e um jogo virtual

A edição 2021 do PUC Aberta, maior programa de relacionamento da PUC Minas com alunos do ensino médio, ocorrerá no período de 8 de setembro a 1º de outubro. Serão adotados dois modelos dinâmicos, síncrono e assíncrono, ambos repletos de conteúdos de qualidade para que o participante tenha opções de pesquisa e fontes de informação sobre os cursos de seu interesse. Os destaques do evento incluem 54 lives temáticas relacionadas às áreas dos cursos ofertados pela Universidade, transmitidas sempre no período da tarde, nos horários de 13h30, 14h45 e 16h. A programação na íntegra e os formulários de inscrição estão disponíveis no site do PUC Aberta: pucminas.br/pucaberta

O modelo assíncrono inclui conteúdos em tempo integral, entre eles um jogo interativo e informações sobre os Institutos e Faculdades da PUC Minas. Este formato permitirá aos participantes conhecer em detalhes os cursos da Universidade, além de apresentar vídeos com depoimentos da comunidade acadêmica, galeria de fotos de edições anteriores, apresentações culturais e informações sobre as possibilidades de intercâmbios e estágios. 

 Já no modelo online ao vivo (síncrono), o participante poderá acompanhar 54 lives temáticas que mobilizarão o corpo docente da PUC Minas em todos os seus campi e unidades. Os professores debaterão temas atuais e de convergência entre áreas diversas, como saúde, tecnologia, esporte, engenharia, direito, arquitetura e muitas outras. A inscrição pode ser realizada por meio do filtro dos cursos no site ou, se preferir, o usuário pode visualizar a programação completa para escolher as transmissões das quais deseja participar. As lives ocorrerão sempre em horários distintos, sem sobreposição, dando a oportunidade de participação em todas elas. 

Esta é 23ª edição do PUC Aberta. Em 2020, em função da pandemia, o evento foi reestruturado e passou a adotar o formato online, que tem permitido explorar novos recursos e ampliar os aprendizados. Ao longo dos anos, o PUC Aberta tem auxiliado estudantes no momento decisivo de escolher uma carreira, sempre com informações relevantes e baseadas no que há de mais atual na sociedade e na ciência. 

Para mais informações e inscrições, acesse o site do PUC Aberta

...

segunda, 30 de agosto / 2021

Leandro Letti, coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus, é coautor da proposta ganhadora

O coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas Poços de Caldas, Leandro Letti, é um dos responsáveis pelo projeto arquitetônico e paisagístico anunciado recentemente como vencedor de uma concorrência promovida pela Prefeitura Municipal de Machado (MG). Assinado pelo professor da Universidade junto aos arquitetos Gabriel do Nascimento Xavier e Raul Paiva, do Nomos Studio, o trabalho apresenta propostas para a revitalização da orla e entorno do Lago Artificial da cidade, popularmente conhecido como Prainha. A homologação do resultado está prevista para o dia 10 de setembro, dentro do calendário de comemorações dos 140 anos do município. 

Letti relata que a parceria com o Nomos Studio se desenvolveu ainda no ambiente acadêmico, uma vez que os fundadores são egressos do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus. Eles já haviam desenvolvido um projeto voltado a um concurso de 2017 e, agora, com a abertura do edital de Machado, viram uma nova oportunidade de atuação conjunta. Para isso, definiram que o professor atuaria como orientador geral, ao passo que o desenvolvimento se concentraria no escopo dos profissionais do Nomos. 

Um dos primeiros passos foi compreender o estado atual do parque público nos mais variados aspectos, como condições físicas e estruturais, práticas de uso por parte da população e biodiversidade local. A partir de então, desenvolveu-se uma proposta que fosse, ao mesmo tempo, inovadora e capaz de promover uma intervenção mínima na natureza, respeitando as espécies ali presentes. 

Na prática, isso se refletiu em escolhas como a ampliação de espaços de jardinagem que garantam bons índices de permeabilidade do solo, a redistribuição dos quiosques de modo a integrar o ambiente da rua ao parque e a elaboração de ambientes adequados às práticas familiares e esportivas desenvolvidas no local. Visualmente, destacam-se elementos como uma ponte estaiada que liga a ilha central ao entorno e o letreiro que deve ser posicionado na entrada da Prainha, com base em um modelo bem-sucedido em diversos lugares do mundo. Também estão previstos componentes que remetam a símbolos importantes para a comunidade local, respeitando sua identidade cultural. 

“Ficamos muito felizes e satisfeitos com o resultado. Tínhamos dúvidas sobre nossas chances de ganhar, porque propusemos intervenções fortes. Valorizamos a iniciativa da Prefeitura de Machado de fazer um concurso como este, que não é usual. Espero que influencie outros municípios ao mostrar que é possível desenvolver projetos criativos que tragam benefícios sociais, de cidadania, de esporte, turísticos e econômicos”, destaca o professor Leandro Letti. 

O reconhecimento da Prefeitura de Machado atesta a adequação do projeto a todos os critérios solicitados no edital. Segundo anúncio do órgão público, a partir da homologação do resultado, o projeto vencedor será encaminhado à Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, bem como ao Gabinete do Prefeito. Os próximos passos incluem o levantamento de custos, a definição de etapas e a captação de recursos públicos ou privados para execução. 

Os responsáveis pelo projeto desenvolveram ainda um vídeo que apresenta, com imagens reais e animações em 3D, a proposta vencedora. Assista na página da Prefeitura de Machado no Facebook

...

quinta, 26 de agosto / 2021

Chegou a hora de reunir os alunos ingressantes do segundo semestre de 2021 para conhecer melhor as pessoas e lugares que compõem a Universidade. A tradicional Acolhida aos Calouros ocorrerá nesta quarta-feira, 25 de agosto, em formato online. Serão realizadas, no canal do Campus no YouTube, duas transmissões ao vivo em horários distintos, às 10h30 e às 19h, de modo a contemplar alunos de diferentes turnos.

Nas lives, os novos membros da comunidade acadêmica conhecerão importantes representantes da instituição, como o reitor da PUC Minas, prof. Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; o pró-reitor adjunto do Campus Poços de Caldas, prof. Iran Calixto Abrão; e o diretor acadêmico, prof. Márcio Leandro Gonçalves. Além disso, o evento permitirá que os estudantes se informem sobre todas as oportunidades oferecidas pela Universidade nos eixos de ensino, pesquisa e extensão.

A transmissão das 10h30 é voltada aos seguintes cursos: Administração (Manhã), Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Direito (Manhã), Enfermagem, Engenharia Civil (Manhã), Engenharia de Produção, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Psicologia e Publicidade e Propaganda. às 19h, será a vez dos alunos de Administração (Noite), Ciência da Computação, Direito (Noite), Engenharia Civil (Noite), Engenharia Elétrica e Relações Internacionais.

Acesse a playlist com os links das transmissões neste endereço: https://bit.ly/AcolhidaCalouros2-2021.

...

quinta, 26 de agosto / 2021

Doação recente da Universidade inclui mil ampolas de medicamento do kit intubação, utilizado na rede pública municipal

A PUC Minas Poços de Caldas entregou à Secretaria de Saúde da cidade, neste mês, novos equipamentos e insumos farmacêuticos adquiridos pela Universidade. As doações recentes incluem três respiradores hospitalares, que foram encaminhados pelo órgão público ao Hospital Santa Lúcia nesta semana, e mil ampolas de enoxaparina sódica em solução injetável, um dos medicamentos que compõem o kit intubação.

Para estas aquisições, foi feito um investimento de R$ 211.730,00. Esta doação se soma a outras que a PUC Minas tem feito à rede pública em 2021, com um aporte acumulado superior a 700 mil reais apenas neste ano. Todo este valor foi utilizado na compra de materiais solicitados pela Secretaria de Saúde, levando em conta as principais necessidades atuais do município, especialmente no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

"A Universidade adquiriu três novos respiradores solicitados pela Secretaria de Saúde, que foram encaminhados ao Hospital Santa Lúcia para atendimento pelo Sistema Único de Saúde, e também alguns medicamentos do kit intubação. Esta é mais uma ação do plano de contrapartida e é muito importante a nossa parceria com o município e todas as unidades da sua rede vinculada ao SUS, especialmente os hospitais", relata o pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, prof. Iran Calixto Abrão.

Entrega dos respiradores à Prefeitura Municipal. Crédito: Fernanda Garcia (Asscom PUC Minas Poços de Caldas).

O plano de contrapartida foi firmado em 2017, com a abertura do Curso de Medicina do Campus. Desde então, importantes investimentos têm sido realizados pela Universidade, com destaque para o aporte de R$ 1,2 milhão em 2020, aplicado em unidades básicas do SUS e no Hospital de Campanha. A parceria tem viabilizado ainda a inserção dos acadêmicos na rede municipal de saúde, com atendimentos gratuitos à população em diversas especialidades.

Respiradores hospitalares se destacam entre as aquisições de 2021. Ao todo, foram oito os equipamentos deste tipo doados à Secretaria de Saúde neste ano. Cinco deles foram destinados, em maio, à Santa Casa e, agora, outros três passam a ser utilizados pelo Hospital Santa Lúcia em atendimentos do SUS. As doações recentes da Universidade incluem ainda outros medicamentos do kit intubação, milhares de litros de álcool, um freezer, termômetros e coletores.

“A doação destes respiradores é de extrema importância, pois são de qualidade muito avançada. Esses novos equipamentos são mais fortes, principalmente para pacientes mais graves. A parceria entre a PUC e a Secretaria de Saúde é sempre muito benéfica para a população”, enfatiza o secretário de Saúde do município, Carlos Mosconi.

Novos medicamentos doados à Secretaria de Saúde. Crédito: Fernando Pereira (Asscom PUC Minas Poços de Caldas).

Na avaliação técnica da Secretaria de Saúde, os respiradores doados estão entre as melhores opções do mercado e devem proporcionar uma significativa melhoria no atendimento. Suas principais funcionalidades incluem modos ventilatórios avançados e informações visuais e gráficas da mecânica ventilatória dos pacientes. Os equipamentos serão usados prioritariamente no combate à Covid-19 e, futuramente, no tratamento de outras enfermidades.

"Em meio à pandemia, a demanda por respiradores disparou e os mesmos são fundamentais no tratamento de pacientes com dificuldades respiratórias graves. O Hospital Santa Lúcia — Hospital do Coração agradece a PUC e a Secretaria Municipal de Saúde pela doação realizada", destaca o diretor do Hospital Santa Lúcia, Assad Aun Netto.

...

Conecte-se a PUC        

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200