sexta, 28 de janeiro / 2022

As condições de saúde da comunidade acadêmica estão sendo monitoradas pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica da Universidade.

Após quase dois anos de atividades remotas em decorrência da pandemia de Covid-19, a PUC Minas volta neste semestre às aulas presenciais. O retorno dos veteranos acontece na próxima quarta-feira, 2 de fevereiro, e o ingresso dos calouros no dia 21.

Para garantir a segurança de toda a comunidade acadêmica, o Comitê de Monitoramento do Coronavírus da Universidade disponibilizou um protocolo específico para o retorno às aulas, que orienta todos os estudantes a responderem, por meio do aplicativo PUC Mobile ou do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA), o questionário sobre seu estado de saúde atual. Essa autoavaliação é a porta de entrada para o Sistema de Vigilância Epidemiológica da PUC Minas, que tem o objetivo de identificar oportunamente casos de Covid-19 com potencial de transmissão na comunidade universitária e realizar as medidas de contenção.

O Protocolo também orienta que os estudantes informem sobre sua condição de imunização em relação à Covid-19, também pelo PUC Mobile ou SGA. Essa informação servirá para que o Comitê tenha um mapeamento da cobertura vacinal do corpo discente da Universidade e realizar campanhas de conscientização sobre a importância e necessidade das vacinas. A autodeclaração de que o aluno foi imunizado deve ser acompanhada da devida certificação, com upload da foto do seu cartão de vacina ou a comprovação obtida no aplicativo ConecteSUS.

Além disso, reforça a importância de manter, em todos os espaços dos campi e unidades, as medidas de segurança sanitária já preconizadas, como a obrigatoriedade do uso de máscara, cobrindo nariz e boca, higienização constante das mãos e a necessidade de evitar o contato físico.

PUC Minas