quinta, 06 de outubro / 2022

Protótipo foi apresentado nesta quarta-feira, 5, em evento público na cidade do sul de Minas 

Foi apresentado, nesta quarta-feira, 5 de outubro, em Poços de Caldas, um protótipo de carruagem elétrica produzido por meio do projeto Poços + Inteligente – uma parceria entre PUC Minas, Prefeitura Municipal, DME e IF Sul de Minas, voltada ao desenvolvimento de pesquisas e soluções em mobilidade elétrica. A novidade foi revelada em um evento público no Parque José Affonso Junqueira, no centro da cidade, com a presença de autoridades e representantes das instituições envolvidas. 

A proposta é que as charretes de tração animal, utilizadas há décadas na cidade para atividades turísticas, sejam substituídas por carruagens elétricas. Para isso, foi desenvolvido o protótipo, levando em conta questões relacionadas à sustentabilidade, proteção dos animais, geração de energia e turismo, por exemplo. O veículo remete ainda a questões históricas do município, com referências às tradições locais e momentos marcantes, como a visita de Dom Pedro II a Poços de Caldas no final do século XIX. 


Autoridades passearam no protótipo de carruagem elétrica. Crédito: Fernando Thales Pereira.

A construção do protótipo mobilizou profissionais e pesquisadores do Poços + Inteligente em visitas a empresas que fabricam charretes, abertura de licitações para compra de equipamentos e busca por soluções relacionadas à motorização e baterias, entre outras atividades. O resultado é um veículo com chassi e estrutura em aço carbono, suspensão com quatro feixes de molas reforçados, capacidade para quatro passageiros e um condutor, além de baú fechado instalado na traseira. A velocidade máxima é 30 km/h e a autonomia é de 50 km por recarga. 

O professor Fabiano Costa Teixeira, docente da PUC Minas e coordenador de Projeto e Desenvolvimento do Poços + Inteligente, ressaltou em sua fala no evento o significado do slogan do projeto, que propõe um novo jeito de viver. “Estamos entre os principais municípios do Brasil na implementação de soluções de mobilidade urbana. Apresentamos uma tecnologia e uma solução que contribui com o desenvolvimento e a história da cidade”, ressalta. 


Representantes de instituições parceiras prestigiaram o evento. Crédito: Fernando Thales Pereira.

O Poços + Inteligente é uma das 30 propostas que foram aprovadas, no fim de 2019, para obtenção de recursos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que vêm sendo aplicados no desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica. Entre os principais avanços realizados até o momento, está a instalação de três eletropostos na cidade, que podem ser utilizados gratuitamente pela população local e por turistas. Um deles está localizado no Campus da PUC Minas.


Conecte-se a PUC        

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200