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quarta, 19 de maio / 2021

Doações de alimentos, agasalhos e produtos de higiene e limpeza serão recolhidas em sistema drive thru

A Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da PUC Minas realiza, nos dias 22 e 29 de maio, a FCA Solidária, uma ação de arrecadação de alimentos não perecíveis, agasalhos e produtos de higiene e limpeza para instituições parceiras da PUC Minas. Com o slogan Quem tem fome tem pressa, inspirado no sociólogo Herbert de Souza (Betinho), a ação visa ajudar pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, intensificada pela pandemia.

O evento mobiliza campi de Poços de Caldas e Belo Horizonte. Na cidade do Sul de Minas, a ação ocorrerá neste sábado, 22 de maio, das 9h às 13h, em sistema drive thru. Todas as pessoas interessadas em contribuir poderão, sem precisar descer do carro, deixar suas doações no Prédio 1 do Campus, localizado na Av. Padre Cletus Francis Cox, nº. 1661, Jardim Country Club.

Toda a arrecadação feita em Poços de Caldas ficará aos cuidados do grupo Ações do Bem, uma iniciativa autônoma e independente do Campus composta por professores, funcionários e pessoas interessadas em ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social, que necessitam de auxílio e acolhimento neste delicado período de pandemia.

A atividade integra as comemorações dos 50 anos da FCA e contará com envolvimento e apoio da Pastoral Universitária, professores, funcionários e alunos da FCA. Em Belo Horizonte, doações serão recolhidas nos campi Coração Eucarístico e Praça da Liberdade nos próximos dois sábados.

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quarta, 05 de maio / 2021

Equipamentos foram destinados à Santa Casa por meio da parceria entre a Universidade e a Prefeitura Municipal

A PUC Minas Poços de Caldas doou cinco respiradores hospitalares com tecnologia avançada à Secretaria de Saúde. Os equipamentos foram destinados à Santa Casa, instituição vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. A entrega foi formalizada na manhã desta terça-feira, 5 de maio, em um ato simbólico que reuniu representantes da Universidade, do hospital e do órgão municipal.

Os aparelhos adquiridos pela PUC Minas estão entre as melhores opções disponíveis no mercado atualmente. Neste momento, eles serão utilizados com ênfase no combate à Covid-19, mas sua aplicação é bem-vinda no tratamento de várias enfermidades, como questões neurológicas, oncológicas, renais ou relacionadas à obesidade. Segundo funcionários da Santa Casa, a versatilidade destes respiradores se deve à ampla gama de modalidades em que operam. Um exemplo é a ventilação de alto fluxo, especialmente benéfica para adultos que enfrentam os sintomas provocados pelo coronavírus.

“Esta doação da PUC Minas dá continuidade às ações de contrapartida entre a Universidade e a Secretaria Municipal de Saúde. Com a aquisição dos cinco respiradores, totalizamos um investimento de R$ 455 mil em equipamentos disponibilizados ao SUS somente neste ano, em que faremos ainda outras contribuições relevantes”, aponta o pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, prof. Iran Calixto Abrão.

O plano de contrapartida foi firmado na abertura do Curso de Medicina do Campus, em 2017. Além de integrar a comunidade acadêmica à rede pública de saúde, ele tem viabilizado investimentos robustos e de extrema relevância no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Em 2020, o aporte da PUC Minas totalizou R$ 1,2 milhão, valor aplicado no Hospital de Campanha e em outras unidades municipais de saúde vinculadas ao SUS. Já neste ano, além dos respiradores, foram doados coletores, termômetros, um freezer e 5 mil litros de álcool.

O secretário de Saúde de Poços de Caldas, Carlos Mosconi, enaltece a parceria entre a Prefeitura Municipal e a Universidade. “A PUC Minas está inserida na questão sanitária da nossa cidade e tem colaborado para enfrentarmos os graves problemas de saúde atuais. Estamos gratos não só pela aceitação das nossas solicitações, mas também pelo entusiasmo em participar e agir de forma extremamente positiva”, ressalta.

Para a Santa Casa, a doação é oportuna na medida em que contribui para renovar o parque tecnológico do hospital, que tem hoje 40 leitos de terapia intensiva. “A aquisição destes respiradores é importante porque são aparelhos muito bons, que conseguem responder às necessidades dos pacientes de Covid-19. É fundamental prestar uma boa assistência respiratória a eles”, explica Ricardo Sá, diretor superintendente do hospital.

Representantes das instituições envolvidas participam da entrega dos respiradores. Divulgação | PUC Minas.
Representantes das instituições envolvidas participam da entrega dos respiradores. Divulgação | PUC Minas.
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sexta, 30 de abril / 2021

A PUC Minas obteve, mais uma vez, ótimo desempenho no Índice Geral de Cursos (IGC), mantendo o conceito 4, em uma escala de avaliação que vai de 1 a 5. O resultado foi divulgado na última sexta-feira, 23 de abril, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

O IGC, indicador de qualidade que avalia as Instituições de Ensino Superior, é calculado anualmente, considerando a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados. O Índice também considera a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes; além da distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

O CPC, dado fundamental para o cálculo do IGC, é um indicador de qualidade dos cursos de graduação, calculado a partir da nota do Exame Nacional de desempenho dos Estudantes (Enade) e de outras informações, como perfil do corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos, entre outros.

O resultado relativo a 2019, divulgado pelo MEC em dezembro de 2020, avaliou 33 cursos da PUC Minas, sendo que 24 obtiveram o conceito 4  e nove o conceito 3, em escala de  1 a 5. Entre os cursos do Campus Poços de Caldas avaliados, quatro se sobressaíram, obtendo o conceito 4: Fisioterapia, Medicina Veterinária, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica.

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quarta, 28 de abril / 2021

Evento ocorre entre os dias 3 e 7 de maio, com conteúdos abertos à população

A semana integrada dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção do Campus Poços de Caldas chega à sua quarta edição. Entre os dias 3 e 7 de maio, a IV ExataMente apresentará uma série de conteúdos com temas atuais e relevantes da área.

As inscrições, que seguem até domingo, 2 de maio, são gratuitas e abertas tanto à comunidade acadêmica quanto ao público externo. Os interessados devem acessar o site www.even3.com.br/ivexatamente, onde é possível ver a lista completa de oficinas, minicursos, palestras e atividades que serão oferecidas.

A gama de assuntos tratados na IV ExataMente é ampla. Além de abordar especificidades de cada área, o evento coloca em evidência pautas multidisciplinares, como novas tecnologias, sustentabilidade, programação, pesquisa e carreira. Entre os palestrantes, estão profissionais renomados, com experiências capazes de inspirar os estudantes em suas trajetórias.

 

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terça, 27 de abril / 2021

Os professores e funcionários de Escolas, Faculdades, Centros Universitários e outras instituições associadas à Associação Nacional de Educação Católica (Anec) podem usufruir de desconto de um terço em cada mensalidade de um dos 29 cursos de mestrado e doutorado oferecidos pela PUC Minas. O termo de parceria do Programa Parceiros na Pesquisa, assinado entre a PUC Minas e a Anec, prevê essa bolsa de estudo desde que haja no mínimo três colaboradores de instituições ligadas à Anec aprovados nos referidos processos seletivos normais desses cursos. Atualmente, 38 funcionários de instituições ligadas à Anec cursam mestrado ou doutorado na PUC Minas e usufruem de bolsa de estudo.

O objetivo do Programa Parceiros na Pesquisa, da Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação (PROPPg), é incentivar os professores e funcionários dessas instituições a ingressar nos cursos de mestrado e doutorado da PUC Minas.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação da PUC Minas, professor Sérgio de Morais Hanriot, o objetivo do Programa Parceiros na Pesquisa é "responder aos apelos da sociedade, e resolver problemas em todas as áreas do conhecimento".

O professor Cesar Azevedo Carneiro leciona Filosofia e Sociologia na 3ª série do ensino médio do Colégio Santo Agostinho, Unidade Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, instituição que é associada à Anec. Ele usufrui de 30% de desconto na mensalidade do doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas. "A parceria entre a PUC Minas e a Anec é importante e o incentivo da própria Instituição na formação do professor. O Colégio e a PUC Minas me proporcionam isso, um apoio à educação continuada", diz o professor. Ele ressalta que "a educação necessita de pesquisa, ela é o combustível da prática docente". Cesar Carneiro diz que, sem a bolsa de estudo, ia ser mais difícil cursar o doutorado. "O estudo é prioridade, mas tem que dialogar com os meus outros custos".

Já Catarina Valle e Flister, professora do 6º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio da Unidade Cidade Nova do Colégio Santa Maria, em Belo Horizonte, instituição também associada à Anec, usufrui de bolsa de estudo como doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas. "O Programa Parceiros na Pesquisa é fundamental para termos acesso a uma Universidade como a PUC Minas, que é de excelência na minha área de Letras". Ela, que estuda a temática educação e o aprendizado, não teria condições de arcar com o custo integral das mensalidades. "A área da minha pesquisa tem excelência na Universidade, não teria interesse se não fosse na PUC Minas", considera.

Para a professora Aleluia Heringer, diretora de Relações Institucionais do Colégio Santo Agostinho, o Programa Parceiro na Pesquisa é uma boa nova para todos aqueles educadores que desejam continuar seus estudos e que não têm condições de bancá-los integralmente. A parceria entre a universidade, a instituição escolar e o professor une os interesses e implica os beneficiados diretos e indiretos desta formação.

"Ter professores pesquisadores em seu quadro de docentes alavanca a qualidade das aulas e a forma de lidar com o conhecimento. Dada a complexidade do mundo contemporâneo, não basta ter um professor com um conhecimento de conteúdo A ou B, mas como lidar o A com o B, suas interfaces e contextos. Acredito que ao se formar um pesquisador, seja no mestrado ou doutorado, há um salto qualitativo nas práticas pedagógicas. A sala de aula, a forma como os estudantes aprendem, e como lidar com os grandes problemas da humanidade, passam a ser vistos de uma outra maneira, bem mais enriquecedora", conclui a professora Aleluia.

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