Notícias
sexta, 08 de abril / 2022

Número de ingressantes por ano passa de 50 para 90, considerando ingresso por vestibular e programa de bolsas da Universidade 

A PUC Minas Poços de Caldas amplia, a partir de 2022, o número de vagas destinadas ao Curso de Medicina. A oferta passa de 50 para 90 vagas anuais, considerando os estudantes classificados no vestibular — em que é possível optar pelo sistema de provas ou uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — e na seleção para obtenção de bolsas integrais disponibilizadas pela Universidade. O total de ingressantes é ainda superior quando se consideram os alunos contemplados com bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), cujo número é variável. 

O aumento da oferta de vagas para Medicina no Campus foi homologado por meio da portaria nº 537 do Ministério da Educação, publicada no dia 17 de março de 2022. A portaria prevê a criação de 36 das 40 novas vagas, sendo as quatro restantes destinadas a bolsistas. Com a ampliação, a PUC Minas se prepara para abrir o processo seletivo do Curso em Poços de Caldas também no meio do ano, e não apenas no último trimestre, como ocorria até o momento. O vestibular de Medicina, portanto, deixará de ser anual e passará a ser semestral. 

“Em 2022, o Campus celebra seus 25 anos, ao passo que se fortalece em diversas áreas de conhecimento. Temos certeza de que este aumento do número de vagas para Medicina beneficia toda a população atendida na rede pública, onde nossos professores e alunos estão diariamente”, ressalta o pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, professor Iran Calixto Abrão. 


Coletiva de imprensa em que foi anunciada, oficialmente, a ampliação de vagas. Da esquerda para a direita: prof. Antonio Angelo Rocha (coordenador do Curso de Medicina), prof. Márcio Leandro Gonçalves (diretor acadêmico do Campus), prof. Iran Calixto Abrão (pró-reitor adjunto do Campus), Sérgio Azevedo (prefeito da cidade) e Carlos Mosconi (secretário de Saúde). Crédito da foto: Fernanda Garcia (Assessoria de Comunicação PUC Minas Poços de Caldas).

As atividades do Curso de Medicina do Campus tiveram início em 2017. Desde então, uma série de benfeitorias tem sido viabilizada. Destacam-se a aquisição de equipamentos, doações de medicamentos e insumos farmacêuticos, melhorias na infraestrutura da rede pública, capacitação de profissionais da área no município e oferta de bolsas de residência médica, entre outras ações. Recentemente, a Universidade tem investido na construção de uma unidade básica de saúde, a UBS São Jorge, no bairro Vila Rica. 

Outro aspecto importante é a inserção dos estudantes na rede vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), que contribui para o aumento do número de atendimentos. Já a partir do primeiro período do Curso, eles atuam nos diversos níveis de atenção e qualificam o serviço prestado à população. 

“Nossa parceria com a PUC tem sido extremamente benéfica, pois o uso dos recursos provenientes da contrapartida tem contribuído para a melhoria global do nosso sistema, com aquisição de equipamentos, adequações de áreas físicas e mesmo na construção de novas unidades. A novidade terá consequência direta e benéfica nos repasses da contrapartida”, enfatiza o secretário de Saúde do município, Carlos Mosconi, que destaca ainda a excelência do sistema de saúde local em vistoria e avaliação realizadas pelo MEC no segundo semestre de 2021. 

Para o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, a ampliação é motivo de alegria: “A Prefeitura sempre se empenhou para que pudéssemos trazer o Curso de Medicina ao município e, agora, temos a grata satisfação de aumentar o número de vagas na cidade. Parabenizo também a PUC Minas, que sempre foi uma grande parceira nossa e isso vai fortalecer ainda mais o trabalho junto ao setor da Saúde. Agrega muito também no desenvolvimento da cidade, junto a atração de novos estudantes vindos de todas as regiões do Brasil.” 

...

sexta, 08 de abril / 2022

Nova edição debate o uso de veículos elétricos e participação da Universidade em iniciativa pioneira 

Veículos elétricos: quando eles serão maioria nas ruas brasileiras? Este é o tema do 19º episódio do PUC Play, podcast da PUC Minas, que já está no ar. A edição coloca em evidência o projeto Poços + Inteligente, iniciativa pioneira em mobilidade elétrica na região, realizada pela Universidade em parceria com a Prefeitura Municipal, a empresa DME e o IFSuldeMinas. 

Os valores crescentes no preço dos combustíveis e a preocupação com os impactos negativos dos combustíveis fósseis sobre o meio ambiente têm levado cada vez mais brasileiros a investir em carros elétricos. Dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) apontam para um crescimento de 257% nos emplacamentos de veículos elétricos em 2021 na comparação com o ano anterior. Foram 2.860 veículos elétricos vendidos durante todo o ano. Seguindo a tendência, há mais de mil eletropostos públicos (parques, ruas e praças) e semipúblicos (shoppings, supermercados etc.) para recarga de veículos elétricos. Até o final de 2022, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), os eletropostos devem chegar a 3 mil. 

Para debater sobre a viabilidade dos veículos elétricos, o PUC Play conversa com dois professores do Campus Poços de Caldas: Fabiano Costa Teixeira, coordenador de Projeto e Desenvolvimento do Poços + Inteligente, e Celso Iwata Frison, coordenador do Curso de Engenharia Elétrica. Ambos atuam no projeto, que tem viabilizado soluções tecnológicas e pesquisas em mobilidade elétrica com aplicações imediatas no dia a dia da população. Atualmente, o Poços + Inteligente conta com três pontos de recarga, um deles dentro do Campus da PUC Minas, alimentado por uma usina fotovoltaica. Assim, a energia utilizada na recarga dos veículos é gerada de forma autossustentável, ou seja, é uma energia limpa.


Carro elétrico do projeto Poços + Inteligente. Crédito: Maressa Basso.

O podcast PUC Play PUC Minas mantém, até o momento, ouvintes de 24 dos 27 estados brasileiros. 92% da audiência se concentra no Brasil, mas o público abrange pessoas de diversos países, especialmente das Américas Latina e do Norte e Europa. Este episódio faz parte da temporada especial sobre o Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O Poços + Inteligente contempla diretamente o ODS 7 - Energia Limpa e Acessível e o ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis. Leia mais sobre o projeto na Revista PUC Minas

...

sexta, 01 de abril / 2022

Conforme resolução publicada hoje, 1 de abril, pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, o uso de máscaras em ambientes escolares, incluindo o ensino superior, se mantém obrigatório

A Universidade reforça a importância de se preservar, em todos os espaços do Campus, as medidas de segurança sanitária já conhecidas, como o uso correto da máscara, cobrindo nariz e boca, higienização constante das mãos e a necessidade de evitar o contato físico.

Acesse os protocolos da PUC Minas.  

Pró-reitoria Adjunta

PUC Minas Poços de Caldas

...

sexta, 01 de abril / 2022

ATUALIZAÇÃO (1º/04): O prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado até o dia 8 de abril (sexta-feira).

Está aberto o período de submissão de trabalhos para o VIII Fórum de Iniciação Científica, que será realizado entre os dias 17 e 19 de maio de 2022. O evento será organizado na forma de apresentações orais e submissão de resumos estendidos dos alunos que tiveram bolsas de iniciação científica ou atuaram de forma voluntária durante o ano de 2021, nas seguintes modalidades: PROBIC/FAPEMIG 2021, PROBIC/PUC 2021, FIP 2021, PIBIC/PIBITI 2021 e projetos de IC voluntários.

O Fórum tem o objetivo de ampliar a divulgação de trabalhos científicos realizados pelos alunos do Campus e o estimular a discussão de temas em ciências e inovação em nossa comunidade acadêmica. Este evento é também uma etapa eliminatória para a indicação dos destaques do campus para o Seminário de Iniciação Científica a ser realizado em Belo Horizonte, no segundo semestre de 2022.

Alunos(as) que atuaram em alguma das categorias de projeto listadas devem enviar resumos sobre seus trabalhos. Estudantes que já se formaram também podem participar, mas seus trabalhos não serão classificados para o Seminário de IC em Belo Horizonte. Também poderão submeter trabalhos: alunos participantes de projetos em estágios iniciais, como bolsistas FIP/PROBIC/PIBIC/PIBITI 2022, bem como alunos cujos trabalhos têm sido orientados por professores da PUC Minas sem participação em programas institucionais de incentivo à pesquisa.

Os Trabalhos poderão ser enviados por alunos do campus até o dia 3 de abril para o e-mail pesquisa@pucpcaldas.br. É necessário identificar no assunto: "Resumo VIII Forum de IC". Deverá ser utilizado o modelo disponibilizado pela organização para a formatação dos resumos estendidos (até 5 páginas).

Utilize o link a seguir para fazer o download do modelo: https://orbe.me/DownloadModelo

...

quinta, 31 de março / 2022

Evento online ocorre nesta sexta-feira, 1º de abril, às 10h, com transmissão pelo canal do Campus no YouTube 

A PUC Minas Poços de Caldas promove, nesta sexta-feira, 1º de abril, às 10h, um debate online sobre o tema Mídia e Academia: interpretações sobre a guerra na Ucrânia. O evento é uma realização do 9º Simpósio Interdisciplinar do Campus e do Conexão Internacional, projeto do Curso de Relações Internacionais. A transmissão ocorrerá no canal do Campus no YouTube, disponível no endereço: youtube.com/pcpucminas

Participarão, como convidados especiais, o professor Reginaldo Nasser e o jornalista Luís Nassif. Ambos têm reconhecimento nacional e acumulam diversas experiências nos seus campos de atuação, que os credenciam para tratar do tema tanto no âmbito da produção acadêmica quanto no que diz respeito à cobertura midiática. Com isso, o evento contribuirá para difundir informações importantes sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia e suas implicações no cenário internacional. 

A transmissão pode ser acessada diretamente por meio deste link: https://orbe.me/Simposio-Interdisciplinar-Russia-Ucrania. Veja abaixo mais informações sobre os palestrantes:  

Reginaldo Nasser é professor livre-docente do Departamento de Relações Internacionais da PUC SP e do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas. É doutor em Ciências Sociais pela Unicamp, com pós-doutorado pela Universidade de Coimbra. É pesquisador responsável do Instituto Nacional de Estudos sobre os EUA (INCT-INEU) e líder do Grupo de Estudos em Conflitos Internacionais (PUC-SP). Lançou recentemente o livro A luta contra o terrorismo: os EUA e os amigos talibãs (Editora Contracorrente).

Luís Nassif é natural de Poços de Caldas e consolidou-se como jornalista de credibilidade, atuando especialmente no âmbito da cobertura econômica. Contribuiu com importantes veículos de comunicação nacionais, entre eles Folha de S.Paulo, Veja, Rede Bandeirantes e TV Cultura. É fundador do Jornal GGN (Grupo Gente Nova) e busca fazer jornalismo crítico, com contrapontos à imprensa convencional. 

...

Conecte-se a PUC        

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200