24/03/2026
Estudo garante o reaproveitamento seguro de água potável no hospital, gerando impacto ambiental positivo e alívio financeiro
Representantes da PUC Minas Poços de Caldas e Santa Casa após entrega do projeto / Foto: Enrico Bertoni
Na manhã desta terça-feira (24), representantes da PUC Minas Poços de Caldas realizaram, na Santa Casa, a entrega de um projeto focado no reaproveitamento hídrico. A iniciativa estabelece um sistema para captar a água potável utilizada nas autoclaves do hospital e redirecioná-la para o setor de lavanderia.
Por meio do projeto, foi possível desenvolver uma solução viável para o reuso do recurso, o que representa uma redução de aproximadamente 800 mil litros no consumo anual de água. Além do impacto ambiental positivo, a iniciativa traz economia para a Santa Casa.
Durante o encontro, a coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Simone Siqueira dos Reis, e o professor Daniel Fernandes Novaes Pimenta apresentaram os detalhes técnicos do projeto. Eles destacaram o alinhamento da ação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), essenciais para instituições e empresas que buscam promover um mundo mais sustentável e ecologicamente equilibrado.
Intitulado "Autoclave Sustentável: Avaliação Técnica e Econômica do Reuso de Água da Autoclave no Hospital Santa Casa", o projeto começou a ser desenvolvido em abril de 2025. A elaboração minuciosa do relatório final foi fruto da dedicação de um grupo formado pelos professores Simone e Daniel, além dos alunos Matheus P. Bastos e Alex Reis Carvalho.
Entusiasmada com a entrega do estudo, a professora Simone ressaltou o impacto acadêmico e social da iniciativa. "A Universidade se apoia no tripé de ensino, pesquisa e extensão. Neste projeto, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar, na prática, essas três dimensões de forma integrada e gerando valor real para a comunidade", afirmou.
A Santa Casa possui duas autoclaves que utilizam água potável para a geração de vapor. Após o uso, essa água é descartada na rede de esgoto. A proposta foi captar essa água, que, de acordo com o estudo, mantém o padrão de potabilidade após passar por esse processo. Isso permite que a água seja utilizada com segurança em qualquer etapa de enxágue da lavanderia hospitalar, e não apenas na pré-lavagem, maximizando o potencial de economia.
O superintendente da Santa Casa, Dr. Renan Vicente Starling Braga, exaltou que a parceria do Hospital com a PUC Minas já trouxe muitos frutos positivos, “pensando na preservação do meio-ambiente, a Universidade trouxe esse projeto para fazer o reaproveitamento da água. Isso nos auxiliará na lavagem das roupas aqui dentro da Santa Casa. Que existe uma demanda gigantesca que trabalha 24 horas por dia.”
A professora Simone terminou enfatizando o potencial de ações conjuntas: "Essa colaboração com a Santa Casa foi extremamente enriquecedora. Vale destacar que o curso de Engenharia Civil da PUC Minas está de portas abertas para desenvolver novos projetos e parcerias com os setores público e privado", completou.