quarta, 04 de novembro / 2020

O Processo Seletivo Simplificado da PUC Minas, para ingresso em 2021, está com inscrições abertas, com novidades. Neste vestibular, com provas online ou pela nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), são oferecidos mais de 20 novos cursos de bacharelado;  de graduação tecnológica com metodologias híbrida e a distância; e de presenciais de Biomedicina na Unidade Praça da Liberdade e no Campus Poços de Caldas, além de Odontologia também nesse Campus. As inscrições podem ser feitas pelo pucminas.br, sendo  que as vagas serão preenchidas já a partir de outubro  e atualizadas semanalmente.

Além das novas ofertas presenciais, estão entre as novidades os bacharelados com metodologias híbrida e na modalidade virtual em Serviço Social, Engenharia de Produção, Educação Física e Sistemas de Informação;  os de graduação tecnológica a distância em Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Comercial, em Comércio Exterior, Gestão em Marketing, Logística, em Design de Interiores (híbrido), Produção Multimídia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Banco de Dados, em Redes de Computadores, em Segurança da Informação, em Gestão da Tecnologia da Informação, em Sistemas para Internet e em Jogos Digitais.

O processo seletivo ocorre de acordo com o curso escolhido. Para Medicina, Direito – manhã (Coração Eucarístico e Praça da Liberdade), Odontologia (Coração Eucarístico e Poços de Caldas) e Psicologia e Relações Internacionais – manhã (Coração Eucarístico), o candidato faz a inscrição até 8 de novembro e escolhe se deseja fazer uma prova online (de redação e outras disciplinas), no dia 21 de novembro, ou seleção pela nota do Enem (edições de 2012 a 2019). Após a divulgação do resultado, no dia 3 de dezembro, os candidatos aprovados deverão realizar sua matrícula online, de acordo com o cronograma previsto no edital.

Para os demais cursos, o candidato pode optar por redação online, que deve ser agendada, ou nota do Enem. O resultado será divulgado em até 72 horas após a realização da redação ou 24 horas após a inscrição pela nota do Enem. A matrícula também ocorrerá totalmente a distância, logo após divulgação do resultado para cada candidato.

O processo seletivo se refere ao preenchimento de vagas dos cursos de graduação (nos campi e unidades de Belo Horizonte (Barreiro, Coração Eucarístico, Praça da Liberdade, São Gabriel), Betim, Contagem, campi do interior em Arcos, Poços de Caldas, Serro e Uberlândia  e demais polos de educação a distância em Curitiba (PR), Ipatinga, Juiz de Fora, Manaus (AM), Montes Claros, Recife (PE), Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Das vagas em oferta para cada curso, turno, semestre e local, 85% destinam-se aos candidatos que se inscreverem para o processo seletivo realizado por intermédio de prova, e 15% àqueles que se inscreverem para o processo seletivo por meio das notas obtidas no Enem. No caso dos cursos de graduação tecnológica a distância, 50% destinam-se aos candidatos que se inscreverem para o processo seletivo por intermédio de prova, e 50% aos que se inscreverem pela nota do Enem.

PUC Minas Virtual

Os chamados cursos superiores de tecnologia (CSTs) são uma modalidade de ensino regulamentada pelo MEC com formação especializada, voltada para o mercado de trabalho. Os CSTs totalmente a distância ofertados pela PUC Minas Virtual utilizam metodologia inovadora, baseados na solução de problemas reais, no desenvolvimento de soft skills e na preparação para atuação em mundo de grandes desafios. São 15 cursos nas áreas de Gestão, Comunicação e Tecnologia da Informação.

Já os bacharelados e CSTs híbridos oferecidos contam, também, com parte das aulas práticas presenciais, que acontecerão nos polos de matrícula dos alunos, em horários previamente definidos. São eles os cursos de Educação Física, Serviço Social, Design de Interiores, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.

PUC Minas Poços de Caldas

comunic@pucpcaldas.br