Notícias
quinta, 22 de outubro / 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta terça-feira, 20 de outubro, os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Dos 33 cursos de graduação da PUC Minas avaliados nesta edição do Exame, um obteve a nota 5 (Fisioterapia Campus Coração Eucarístico) e 12 a nota 4. São eles: Arquitetura e Urbanismo (Coração Eucarístico), Educação Física (Coração Eucarístico), Enfermagem (Coração Eucarístico), Engenharia Civil (Coração Eucarístico), Engenharia de Produção (Coração Eucarístico e Poços de Caldas), Fisioterapia (Betim), Fonoaudiologia (Coração Eucarístico), Medicina (Betim), Medicina Veterinária (Betim), Nutrição (Barreiro) e Odontologia (Coração Eucarístico). Outros 18 cursos da Universidade obtiveram a nota 3.

 Na edição de 2019 do Enade, 29 áreas de avaliação fizeram parte do exame em todo o Brasil.

O Enade é resultado da aplicação das provas aos estudantes concluintes dos cursos de graduação das instituições de ensino superior brasileiras. O conceito resulta do desempenho dos alunos de graduação na prova, que contém questões de formação geral e componentes específicos de cada curso. As médias obtidas pelos alunos são padronizadas, de acordo com a média brasileira e o desvio padrão, em conceitos que vão de um a cinco. O conceito 3 é atribuído aos cursos que estão na média ou próximos a ela, 1 e 2 aos que estão abaixo e 4 e 5 aos que estão acima.

 Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

CPC e IGC

O Inep deve divulgar em dezembro o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Esse indicador é composto pelo Conceito Enade, IDD e os resultados da Avaliação do Corpo Docente e do Questionário do Estudante.

Também deverá ser divulgado o Índice geral de Cursos (IGC), composto pela média dos CPCs e conceitos da pós-graduação, avaliados pela Coordenadoria de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ponderados pela proporção de número de alunos avaliados em cada nível (graduação, mestrado e doutorado)

 

Assessoria de Imprensa

PUC Minas Poços de Caldas

comunic@pucpcaldas.br

...

quinta, 22 de outubro / 2020

Três equipes compostas por alunos e professores da PUC Minas participam do vacathon do movimento Ideas for Milk, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e parceiros. O evento, online, será realizado a partir desta quinta-feira, 22,  até  30 de outubro e consiste em uma maratona que tem como objetivo o fomento da inovação de processos no mercado do leite e da aproximação de pesquisadores.

Da Universidade, 18 alunos e seis professores dos cursos de Administração, Medicina Veterinária, Ciências da Computação e Engenharia de Computação participarão da maratona por meio das equipes Soft Cows (Campus Betim), Inova Láctea, (Campus Coração Eucarístico e Unidade Praça da Liberdade) e Milk Evolution (Campus Poços de Caldas). Durante os oito dias do evento, as equipes, juntamente com o corpo técnico da Embrapa, empresários e especialistas do setor, ficarão conectadas 24 horas participando de debates, cursos, mentorias, encontros e lives.

Em sua quinta edição, a maratona reúne 27 equipes de universidades de todo o Brasil e, pela primeira vez, da Angola e Argentina, em busca de soluções inovadoras para a cadeia leiteira. Os temas do evento deste ano seguirão os eixos FoodTech, Inovação e Empreendedorismo e Transformação Digital.

Ideas For Milk

O vacathon é um dos eventos que compõem o movimento por inovação Ideas For Milk, que também engloba outros três eventos independentes que acontecem desde 2015: Caravana (visita a universidades), Desafio de Startups (fomento do negócio da pesquisa do mercado do leite) e Prêmio de Inovação (reconhecimento de propostas inovadoras).

 

Assessoria de Imprensa

PUC Minas Poços de Caldas

comunic@pucpcaldas.br

...

quinta, 22 de outubro / 2020

O Processo Seletivo Simplificado da PUC Minas, para ingresso em 2021, está com inscrições abertas, com novidades. Neste vestibular, com provas online ou pela nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), são oferecidos mais de 20 novos cursos de bacharelado, como de graduação tecnológica com metodologias híbrida e a distância; e de presenciais de Biomedicina na Unidade Praça da Liberdade e no Campus Poços de Caldas, além de Odontologia também nesse Campus. As inscrições podem ser feitas pelo pucminas.br, sendo  que as vagas serão preenchidas já a partir de outubro  e atualizadas semanalmente. As inscrições podem ser feitas pelo pucpcaldas.br, sendo que as vagas serão preenchidas já a partir de outubro.  

Além do Curso de Direito, totalmente a distância, e das novas ofertas presenciais, estão entre as novidades os bacharelados com metodologias híbrida e na modalidade virtual em Serviço Social, Engenharia de Produção, Educação Física e Sistemas de Informação;  os de graduação tecnológica a distância em Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Comercial, em Comércio Exterior, Gestão em Marketing, Logística, em Design de Interiores (híbrido), Produção Multimídia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Banco de Dados, em Redes de Computadores, em Segurança da Informação, em Gestão da Tecnologia da Informação, em Sistemas para Internet e em Jogos Digitais.  

O processo seletivo ocorre de acordo com o curso escolhido. Para Medicina e Odontologia, o candidato faz a inscrição até 8 de novembro e escolhe se deseja fazer uma prova online no dia 21 de novembro, ou participar da seleção pela nota do Enem (edições de 2012 a 2019). Após a divulgação do resultado, no dia 3 de dezembro, os candidatos aprovados deverão realizar sua matrícula online, de acordo com o cronograma previsto no edital.   

Ainda para o Curso de Medicina, 10% das vagas são destinadas a candidatos que se inscreveram no processo seletivo de bolsas integrais, realizado pela média do Enem. Candidatos que estejam cursando ou terminaram o ensino médio em alguma instituição de Poços de Caldas, têm um bônus de 10% na nota durante o processo de bolsas.   

Para os demais cursos, o candidato pode optar pela redação online, ou seleção pela nota do Enem (edições de 2009 a 2020). O resultado será divulgado em até 72 horas após a realização da redação ou 24 horas após a inscrição pela nota do Enem. A matrícula também ocorrerá totalmente a distância, logo após divulgação do resultado para cada candidato.  

 

PUC Minas Virtual 

Os chamados cursos superiores de tecnologia (CSTs) são uma modalidade de ensino regulamentada pelo MEC com formação especializada, voltada para o mercado de trabalho. Os CSTs totalmente a distância ofertados pela PUC Minas Virtual utilizam metodologia inovadora, baseados na solução de problemas reais, no desenvolvimento de soft skills e na preparação para atuação em mundo de grandes desafios. São 15 cursos nas áreas de Gestão, Comunicação e Tecnologia da Informação. Já os bacharelados e CSTs híbridos oferecidos contam, também, com parte das aulas práticas presenciais, que acontecerão nos polos de matrícula dos alunos, em horários previamente definidos. São eles os cursos de Educação Física, Serviço Social, Design de Interiores, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.  

 

Assessoria de Imprensa

 

PUC Minas Poços de Caldas 

comunic@pucpcaldas.br 

...

segunda, 19 de outubro / 2020
A PUC Minas divulgou nesta segunda-feira, 19 de outubro, comunicado sobre o Curso de Direito a Distância, oferecido no Processo Seletivo Simplificado para ingresso em 2021. Veja, abaixo, a íntegra da nota.
 
Comunicado
Considerando o disposto na Portaria 328, do Ministério da Educação, de 16 de outubro de 2020, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais decidiu suspender provisoriamente do edital 074/2020, especificamente, o disposto sobre o vestibular para o curso de Direito, modalidade EaD, bem como de todos os seus efeitos em termos de inscrições e de fases do seu processo de seleção.
Importante esclarecer que a decisão da PUC Minas de oferta do Direito, modalidade EaD, considerou recente Portaria do Ministério da Educação (Portaria 279/2020, de 29 de setembro de 2020), acerca da autorização tácita para funcionamento de cursos de graduação. 
 
Reitoria da PUC Minas
...

quarta, 30 de setembro / 2020

A PUC Minas Poços de Caldas, entregou na tarde dessa segunda-feira, 28 de setembro, 215 tablets para a Secretaria Municipal de Saúde. Os equipamentos serão ferramentas de implementação nas atividades dos agentes comunitários de saúde e seu uso é indicado pelo Ministério da Saúde. A iniciativa faz parte do plano de contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do SUS, que o Curso de Medicina do Campus tem com a cidade.

         De acordo com a coordenadora da atenção básica do município, Camila Ferreira Bacelar Donato, a forma de financiamento para a atenção básica sofreu alteração e os tablets, que vão ser usados a partir de outubro, serão essenciais no processo. “Atualmente, com as mudanças, o número de pessoas cadastradas é que gerará recursos para as ações da Estratégia de Saúde da Família. Então, quanto mais facilidade para que todas as famílias do território sejam cadastradas e acompanhadas, menor o risco de que o município sofra redução no recurso repassado pela instância federal”, destaca Camila.

          O tablet terá um aplicativo específico para o cadastramento no sistema de informação da Atenção Básica, chamado e-SUS, no qual todos os indicadores de saúde exigidos pelo Ministério da Saúde, que o município cumpra, estarão disponíveis para atualizações e repasse direto, agilizando todo o processo. Além do número de cadastros, os relatórios disponíveis no site do MS mostram também a melhoria da qualidade e quantidade de informação por cadastros, o que, consequentemente, melhorará a qualidade do trabalho dos agentes comunitários.

O valor do investimento da Universidade na compra dos tablets, capas e película ficou em cerca de R$ 210 mil.

 

Assessoria de Imprensa

PUC Minas Poços de Caldas

comunic@pucpcaldas.br

...

Conecte-se a PUC          

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200