Notícias
quarta, 27 de maio / 2020

O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Comunicação Social – Interações Midiáticas está com inscrições abertas, até de 19 junho, para processo de novos alunos ao mestrado. São 15 vagas, distribuídas entre as linhas de pesquisa Processos Midiatizados de Interação Social; e Mediação, Mensagens e Narrativas.

As inscrições devem ser feitas pela internet no pucminas.br/pos/fca, e anexada cópia da documentação requerida no formulário. O valor da inscrição é R$50.

Outras informações: pucminas.br/pos/fca.

 

Assessoria de Comunicação

PUC Minas Poços de Caldas

comunic@pucpcaldas.br

...

terça, 26 de maio / 2020

A PUC Minas recebe, a partir desta quinta-feira, 28 de maio, inscrições de alunos de Medicina de outras instituições de ensino superior interessados em se transferir para o Curso de Medicina dos campi Contagem e Poços de Caldas e também para portador de diploma de qualquer curso superior (obtenção de novo título). As inscrições deverão ser realizadas das 9h do dia 28 de maio, até às 23h59min do dia 25 de junho, exclusivamente pela internet, e a documentação exigida no Edital deverá ser enviada via upload de arquivos, em formato PDF até o dia 26 de junho.

O Processo Seletivo de vagas, por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2014 a 2019, é referente ao 2º semestre de 2020.  São cinco vagas para o Campus Poços de Caldas e uma vaga para o Campus Contagem.

A inscrição tem o valor de R$65. O candidato estudante de Curso de Medicina em outra instituição de ensino superior não pode ter cursado mais de 60% da carga horária do Curso de Medicina na PUC Minas, após análise das equivalências com as disciplinas cursadas com aprovação no Curso de Medicina de origem.

Não serão aceitas inscrições na modalidade de transferência de alunos de outras instituições de ensino superior (IES) que não estejam cursando Medicina na instituição de origem. No caso de obtenção de novo título, poderão se inscrever portadores de diploma de graduação em qualquer área.

Como os cursos são anualizados, serão oferecidas vagas somente em períodos específicos da grade curricular previstos no projeto pedagógico do curso. Para o Campus Poços de Caldas serão oferecidas disciplinas do 1º, 3º e 5º períodos. Para o Campus Contagem serão oferecidas disciplinas do 1º, 3º e 4º períodos.

O resultado do processo seletivo será divulgado até o dia 3 de julho. A matrícula será feita através de meio eletrônico no dia 07/07/2020 no horário de 8h às 19h dos candidatos classificados.

Para se inscrever e acessar o edital, clique aqui.

...

terça, 26 de maio / 2020

Uma equipe multidisciplinar de pesquisadores brasileiros desenvolveu um teste para diagnosticar a covid-19 a partir de uma fita e a leitura de um QR Code por um aplicativo. A ideia do grupo foi criar um teste rápido e barato, que pudesse ser comprado em farmácias e que a própria pessoa pudesse realizá-lo. "Quando diminuímos o custo do teste, permitimos que mais pessoas sejam testadas", explica Ilo Rivero, integrante da equipe, mestre em Informática pela PUC Minas, tutor da PUC Minas Virtual dos cursos do Instituto de Ciências Exatas e professor da Pós-graduação da PUC Minas, na disciplina de Internet das Coisas.

Com base em dois pilares – agilizar a notificação e diminuir o custo do teste - os pesquisadores desenvolveram uma fita diagnóstica utilizando o zebrafish, conhecido como peixe paulistinha. Para testar, a pessoa deve depositar a saliva na fita diagnóstica e aguardar a reação: se for negativo, a fita mostra uma linha; se positivo, o paciente verá duas linhas.

Cada fita possui um QR Code que deve ser lido a partir do aplicativo desenvolvido pela equipe de pesquisadores. As informações de positivo ou negativo podem ser acompanhadas pelas autoridades de saúde, o que permite um monitoramento mais ágil do avanço do coronavírus. No aplicativo, o paciente também responderá um questionário sobre os principais sinais clínicos da doença, como tosse e febre, por 14 dias.

A equipe participou do Global Virtual Hackathon Covid 19, competição internacional que premiou ideias inovadoras referentes ao novo coronavírus, e ficou em terceiro lugar na disputa que aconteceu em abril, com sede no Azerbaijão. Foram 600 projetos de 40 países. O Global Virtual Hackathon Covid-19 foi organizado pelo Ministério dos Transportes, Comunicações e Alta Tecnologia do Azerbaijão, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Hackathon é uma maratona de programação temática que envolve pessoas de diversas áreas do conhecimento. Geralmente, as equipes multidisciplinares precisam solucionar, de forma criativa e em pouco tempo, um problema com o desenvolvimento de sistemas ou aplicativos.

Entenda como funciona o teste

A equipe injetou a proteína do novo coronavírus em fêmeas de peixes paulistinha, que produziram anticorpos. Após a reprodução, esses anticorpos passam para os ovos. Uma fêmea do zebrafish coloca em torno de 200 a 500 ovos em cerca de 24 horas", explica Ilo. A equipe isola esses anticorpos que são utilizados nas fitas diagnósticas. "Através de um processo químico, colocamos os anticorpos em uma fita de celulose e, a partir de então, a pessoa pode aplicar sua saliva na fita, permitindo que os anticorpos ali presentes reajam com a saliva mudando a fita de cor. Isso faz com que consigamos ter um teste que saia, relativamente, bem mais barato que um teste atual de laboratório. Nosso teste está em torno de cinco dólares (cerca de 26 reais com a conversão) e um teste normal está em torno de 200, 300 reais", conta.

O objetivo da equipe é criar esse teste em escala global. O peixe pode ser criado facilmente e, por um animal adulto possuir até cinco centímetros de comprimento, o espaço para sua criação pode ser otimizado. Além dessa facilidade, o peixe não precisa ser abatido para a aquisição desses anticorpos. "O prêmio do projeto ajudou a equipe a comprar os insumos necessários para realizarmos os testes de validação, que estamos finalizando nesta semana. Já estamos em contato com algumas empresas e verificando a possibilidade de licenciamento, para poder fazer a adoção em larga escala", conta Ilo. O desafio agora é conseguir apoiadores para viabilizar os testes em larga escala e possibilitar que a população seja testada de forma segura, rápida e barata.

A equipe é formada por Ives Charlie da Silva, pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, líder da equipe; Ilo Rivero, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Juliana Moreira Mendonça Gomes e Letícia Gomes de Pontes, ambas do ICB; Bianca Helena Ventura Fernandes, do biotério central da Faculdade de Medicina (FMUSP) da USP – Unidade Zebrafish; Roger Chammas, diretor do biotério central da FMUSP; Luciani Carvalho, coordenadora do núcleo Multiusuários de Zebrafish da FMUSP; Natália Feitosa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Macaé; Marco Belo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Jaboticabal; Bruno Nascimento, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Kátia Conceição, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

 

Assessoria de Comunicação

PUC Minas Poços de Caldas

comunic@pucpcaldas.br

...

quinta, 21 de maio / 2020

A PUC Minas, em parceria com a Microsoft, oferece oportunidade de formação em Inteligência Artificial através do programa AcademIA Microsoft. As inscrições estão abertas a alunos e professores de todos os cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. Os participantes terão até o dia 30 de junho para fazer os cursos e somar pontos, podendo receber visibilidade profissional e garantir pontuação em disciplinas de graduação e pós-graduação elegíveis. Também faz parte do programa o Desafio de Inteligência Artificial PUC Minas, que favorece visibilidade para os participantes ao oferecer um ranking público com as conquistas dos alunos. Os cinco alunos da PUC Minas com maior pontuação no desafio, até o dia 7 de junho, receberão voucher para realizar exame de certificação oficial Microsoft (Azure AI Engineer Associate - Exam AI-100: Designing and Implementing an Azure AI Solution). Os participantes terão até o dia 30 de junho para fazer os cursos e somar pontos, podendo receber visibilidade profissional e garantir pontuação em disciplinas de graduação e pós-graduação elegíveis.

 

O programa

"O programa em Inteligência Artificial oferece ao participante oportunidade de aprender a criar inteligência artificial para áreas como educação, gestão, finanças, saúde, manufatura, governo, varejo e marketing. É um benefício exclusivo que coloca os alunos da PUC Minas alinhados às tendências da 4ª revolução industrial", explica o coordenador do programa na PUC Minas, professor Sandro Jerônimo.

O programa oferece conteúdos mais técnicos ou de gestão e o participante opta por qual caminho seguir. Professores de disciplinas de graduação e pós-graduação também estão se engajando no programa AcademIA Microsoft para incentivar os alunos a aprenderem tecnologias modernas de inteligência artificial contextualizadas com o conteúdo acadêmico.


Para mais informações e inscrições, acesse: http://icei.pucminas.br/academiamicrosoft

 

Assessoria de Comunicação

PUC MInas Poços de Caldas

comunic@pucpcaldas.br

...

quinta, 14 de maio / 2020

Em função da pandemia do novo coronavírus, e em conformidade com a Portaria MEC 383/2020, que autoriza a antecipação da formatura dos cursos da área da saúde, a PUC Minas realizará nesta sexta-feira, 15 de maio, o Ato Acadêmico de Colação de Grau do Curso de Medicina do Campus Betim. Ao todo, 70 discentes participarão da primeira formatura virtual da Universidade.

A solenidade acontecerá a partir das 9h, por meio de videoconferência entre professores e alunos, e poderá ser assistida por familiares e amigos no canal da PUC Minas na plataforma YouTube. Participarão os professores Martinho Campolina Rebello Horta, diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS); Henrique Leonardo Guerra, chefe do Departamento de Medicina e coordenador do Colegiado do Curso no Campus Betim; e Patrícia Guimarães Vieira, mentora da turma.

Logo após, os alunos deverão comparecer, até as 15h, ao Hall Central do Campus Betim para assinatura da Ata de Colação de Grau e recebimento do certificado de conclusão de curso. O diploma será entregue, como habitualmente, 120 dias após a formatura.

Priorizando a segurança de funcionários e alunos, algumas medidas foram tomadas: no momento presencial, os discentes não poderão levar acompanhantes, e todos deverão utilizar máscaras e respeitar o distanciamento físico que será delimitado no chão. Além disso, as canetas para assinatura serão higienizadas a cada assinatura, mas a Universidade pede que, se possível, cada aluno porte sua própria caneta azul.

Também haverá a colação de grau de uma discente do Curso de Enfermagem e quatro discentes do Curso de Fisioterapia. Os atos acontecerão presencialmente, respeitando todas as normas de segurança sanitária, no Campus Poços de Caldas, às 11h, no Centro de Espiritualidade Jesus Peregrino, para uma estudante do Curso de Fisioterapia; no Campus Coração Eucarístico, às 9h30, na Reitoria, para três estudantes também do Curso de Fisioterapia; e, no Campus Betim, para a estudante de Enfermagem. 

...

Conecte-se a PUC          

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200