Notícias
quarta, 10 de julho / 2019

Intercâmbio: Programa de Bolsas Ibero-Americanas 2019

Segue até o dia sete de agosto o período de inscrições para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas 2019 do Santander Universidades. A PUC Minas dispõe de oito bolsas no valor de três mil euros para alunos de graduação (licenciatura ou bacharelado).


Poderão se inscrever alunos de todos os cursos que estejam regularmente matriculados na PUC Minas, apresentem média geral acadêmica acima de 75 e tenham cursado entre 10% e 65% do curso. A iniciativa promove o intercâmbio de estudantes de graduação para universidades ibero-americanas parceiras do Santander e da PUC Minas, durante um semestre letivo. 


Para mais informações, acesse o edital.

...

quarta, 03 de julho / 2019

Os alunos da Empresa Júnior de Consultoria do curso de Administração da PUC Minas Poços de Caldas, apresentaram na semana passada, os resultados de uma pesquisa sobre a Fearpo, encomendada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET). A pesquisa visava à avaliação da população e turistas sobre a Feira de Arte e Artesanato que é realizada tradicionalmente aos domingos na Praça Dom Pedro II em Poços de Caldas.

Os alunos levantaram dados da percepção de qualidade e de atendimento aos visitantes, tanto turistas como a população local, por parte dos artesãos e expositores da Fearpo. A pesquisa foi realizada entre os meses de abril e junho deste ano e cerca de 430 pessoas que visitaram a feira, foram entrevistadas.

A pesquisa foi descritiva, probabilística e quantitativa, com intervalo de confiança de 95%, tratando-se de processo científico sério, haja vista a quantidade de entrevistados com baixíssima margem de erro, o que garante os resultados obtidos.

A Empresa Júnior de Consultoria de Administração da PUC Minas Poços de Caldas, está aberta ao auxílio profissional para toda comunidade empresarial da cidade e região, atuando em áreas como gestão de pessoas, estratégica, produção, marketing, finanças, treinamentos e pesquisas de mercado. Além disso, projetos feitos sob medida e na necessidade do cliente também são realizados, como Planos de Negócios, levantamento de demandas, levantamento de Clima Organizacional, entre outros.

Os resultados da pesquisa foram divulgado somente a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Poços de Caldas, que fez a solicitação.

...

segunda, 01 de julho / 2019

O curso de Medicina Veterinária da PUC Minas Poços de Caldas recebeu o Selo de Acreditação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). O anúncio foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (28). O objetivo do processo de Acreditação do CFMV é aferir a qualidade dos cursos e tornar transparente a excelência do ensino superior para a sociedade e para as próprias instituições.

O selo serve como referência para gestores educacionais, docentes, a sociedade em geral e, sobretudo, para estudantes que buscam cursos com qualidade comprovada. A iniciativa, que está sintonizada com esforços internacionais, surgiu da necessidade de melhorar os padrões de qualidade da educação com ênfase em cenários de aprendizagem, visando à formação de profissionais mais capacitados para atender as demandas sociais.

Para obter o Selo de Acreditação, o curso de Medicina Veterinária deve atender aos seguintes requisitos de habilitação: ter sido autorizado há, no mínimo, 10 anos; ser reconhecido, conforme exigências legais; ofertar o curso de Medicina Veterinária exclusivamente no período diurno; enviar o Relatório da Autoavaliação do curso, incluindo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); cumprir o disposto sobre a designação de responsável técnico nos cursos de Medicina Veterinária por parte das instituições de ensino e cumprir o disposto no artigo 6º inciso II da Resolução CFMV nº 1.154/2017 sobre constituir e capacitar um comitê de condução da adequação do curso aos requisitos da acreditação.

A PUC Minas Poços de Caldas recebeu o Selo de Acreditação, que tem validade de três anos, podendo ser renovada, conforme artigo 11 da Resolução CFMV nº 1154/2017.

...

quinta, 27 de junho / 2019

O processo de transferência externa e obtenção de novo título para o curso de Medicina da PUC Minas Poços de Caldas, começa no dia 1° de julho e segue até o dia 29 do mesmo mês. Serão disponibilizadas cinco vagas para o processo. A seleção é feita pela nota no Enem e, para classificação, será considerado o melhor resultado obtido pelo candidato nas edições de 2013 a 2018.

A solicitação de inscrição para participação no processo seletivo será realizada, exclusivamente, pela internet e tem o valor de R$ 65. O candidato deverá acessar o site da PUC Minas (www.pucminas.br) e proceder conforme as instruções fornecidas na página. Os interessados que estão matriculados em outras instituições, não podem ter cursado mais de 60% da carga horária do curso de Medicina.

A documentação necessária para concorrer às vagas aos alunos de outras instituições: declaração fornecida pela instituição de origem; histórico escolar original, com discriminação das notas e cargas horárias das disciplinas em que o candidato foi aprovado, bem como a forma de aferição de aprendizagem adotada e os dados do reconhecimento do curso e planos de ensino ou programas das disciplinas aprovadas.

Já para os candidatos que pretendem obter um novo título: o diploma devidamente registrado ou certificado de conclusão de curso superior, expedido por IES devidamente autorizada; histórico escolar original, com discriminação das notas e cargas horárias das disciplinas em que o candidato foi aprovado e planos de ensino ou programas das disciplinas constantes do histórico.

 O curso de Medicina do campus de Poços de Caldas possui oferta anualizada. Portanto, somente serão oferecidas, para o 2º semestre de 2019, disciplinas do 2º e 4º períodos da grade curricular prevista no Projeto Pedagógico do curso.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia quatro de agosto. A matrícula será realizada nos dias cinco e seis de agosto, das 8h às 19h, e deverá ser feita presencialmente na Universidade.

...

quarta, 26 de junho / 2019

Um projeto de Incubadora Multissensorial para práticas médicas, que está sendo desenvolvido por alunas dos cursos de Ciência da Computação e Medicina da PUC Minas Poços de Caldas, venceu o Prêmio Nacional de Iniciação Científica do XIX Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde, realizado entre os dias 11 e 14 de junho, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói - RJ. O trabalho que concorria com outros seis finalistas de todo país, ficou com o 1° lugar.

A ideia do projeto, que está sendo desenvolvido desde junho de 2018, surgiu quando as alunas perceberam que, embora a Incubadora Neonatal seja considerada como um equipamento que revolucionou a medicina ao longo de várias gerações é notável que na prática real das UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal), muitos destes equipamentos, seja por falta de recursos ou profissionais habilitados, ainda apresentam riscos à integridade dos recém-nascidos. Foi então, que surgiu a parceria entre os cursos para desenvolver o projeto.

Na fase de especificação, da Incubadora Neonatal Sensorial, estudos foram realizados com base na literatura sobre aspectos dos cuidados essenciais com neonatos, tanto em artigos publicados em diversas bases de dados de saúde, quando nos cadernos do Ministério da Saúde. Em seguida, pesquisas de campo em uma UTIN foram realizadas, além de entrevistas com profissionais dessa área específica de conhecimento, para coletar demandas em relação à incubadora. Após a construção do protótipo, testes-piloto têm sido realizados, usando o robô-manequim Premature Anne (Laerdal Corporation, Noruega), que oferece uma plataforma realista para configuração de cenários para monitoramento de múltiplas variáveis no ambiente da incubadora.

Os testes permitiram simular condições próximas da realidade, considerando as variáveis disponíveis. Através dos resultados preliminares, foi possível evoluir o protótipo para uso em ambiente acadêmico. O projeto está previsto para ser desenvolvido até 2022 e é possível considerar a possibilidade de utilização da incubadora em ambientes hospitalares, principalmente tendo em vista o desenvolvimento de um equipamento de baixo custo, se comparado aos existentes no mercado.

Esse projeto foi vencedor da II Mostra de Projetos do Campus da PUC Minas em Poços de Caldas. Em março de 2019, foi apresentado no V Fórum de Iniciação Científica do Campus da PUC Minas em Poços de Caldas. Também foi apresentado e publicado no XV Congresso Paulista de Pediatria, em São Paulo – SP. E por último, ganhou o Prêmio Nacional de Iniciação Científica do XIX Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde em Niterói - RJ.

 

...

Conecte-se a PUC          

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200